Se você já foi picado por um mosquito, sabe como as picadas podem ser frustrantes. Os pequenos pontos vermelhos incham quase imediatamente, criando uma coceira que, uma vez que você começa, só parece piorar. Quanto mais você coça, mais dá vontade – iniciando um ciclo vicioso que pode deixá-lo irritado, dolorido e coberto de inchaços vermelhos.

Algumas pessoas parecem ser ímãs de mosquitos – os insetos se reúnem para eles onde quer que estejam, deixando picadas em qualquer carne exposta – enquanto outros ficam relativamente ilesos e sem coceira.

+ Vírus da dengue e zika manipulam odor para atrair mosquitos

Quando um mosquito pica você, ele perfura a pele usando uma peça bucal especial (proboscis) para sugar o sangue. À medida que o mosquito se alimenta de seu sangue, ele injeta saliva em sua pele, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Leslie Vosshall, vice-presidente e diretora científica do Howard Hughes Medical Institute, explicou que a saliva de um mosquito tem uma qualidade semelhante a um anestésico, então você não sente a picada até que o inseto voe para longe. Ele também tem anticoagulantes para que seu sangue continue fluindo sem coagulação.

Não é a picada que causa a coceira – é na verdade a resposta do corpo à proteína estranha do mosquito que está tentando combater. É por isso que algumas pessoas podem ter apenas uma reação leve às mordidas, enquanto outras, mais sensíveis à proteína estranha, reagem com grandes áreas de inchaço que são mais dolorosas.
E não há necessidade de ficar bravo com os mosquitos machos, pois apenas os mosquitos fêmeas picam. Eles mordem para obter uma refeição de sangue, pois a maioria dos mosquitos fêmeas não pode produzir ovos sem esse sangue.
“Não coçar” é o conselho que a maioria dos especialistas e profissionais de saúde dão. Por mais difícil e às vezes irrealista que possa parecer, coçar inflama a pele, e a inflamação faz a pele coçar mais.
Em vez disso, existem dezenas de cremes e sprays que prometem alívio da coceira, além de remédios caseiros e repelentes de mosquitos, portanto, escolher o que é certo para você pode muitas vezes se resumir a tentativa e erro.