O smartphone e o cartão do banco são companhias quase obrigatórias para quem quer aproveitar os dias de Carnaval nas ruas do país. Acontece que no ambiente de aglomeração, o número de furtos, roubos e fraudes aumentam, e o folião pode chegar na quarta-feira de cinzas no prejuízo. 

IstoÉ Dinheiro reuniu 10 dicas para como se proteger de golpes na hora de efetuar seus pagamentos na hora da folia. 

+ Confira como vão funcionar os bancos durante o Carnaval

Prefira o cartão virtual no celular

Utilize preferencialmente o cartão virtual pelo smartphone para pagamentos, ativando recursos como biometria ou senha. A camada adicional de autenticação reforça a proteção das transações.

Olho na maquininha 

Um dos golpes mais comuns nesta época do ano é o chamado “golpe da maquininha”. Nesse tipo de crime, criminosos que atuam como vendedores observam a digitação da senha e, ao devolver o cartão, fazem a troca sem que a vítima perceba. Com o cartão e a senha em mãos, eles realizam compras indevidas. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados ao efetuar pagamentos nas ruas ou até mesmo personalizar o seu cartão. 

Visor cego 

Outro golpe que envolve as maquininhas de pagamento é o do visor cego. Ao efetuar pagamentos para vendedores ambulantes, nunca aproxime seu cartão ou celular se o visor da maquininha estiver danificado, coberto ou desligado. Exija ver o valor antes de confirmar.

Golpe do QR code 

Evite comprar ingressos ou abadás escaneando QR Codes em redes sociais ou cartazes de rua. Eles podem direcionar para páginas falsas que clonam dados do cartão.

Reduza os limites de Pix

Se você costuma usar Pix, uma boa prática de segurança no Carnaval é reduzir temporariamente seus limites de transferência no aplicativo de seu banco ou instituição financeira. 

Blindagem de investimentos 

Se você possui investimentos em corretoras, considere ocultar ou desinstalar temporariamente esses aplicativos durante os dias de bloco ou utilizar pastas protegidas e ocultas disponíveis em alguns sistemas operacionais.

Bloqueie o celular em caso de roubo

Caso seu celular seja furtado ou roubado, a indicação é que ele seja bloqueado imediatamente. A forma mais rápida de realizar o bloqueio é pelo aplicativo Celular Seguro, do Ministério da Justiça, feito em parceria com a Febraban e Anatel. 

Entre em contato com seu banco

Caso o celular roubado tenha dados bancários, a recomendação é entrar em contato imediatamente com todos os seus bancos e solicitar o bloqueio dos cartões. Isso pode ser a sua prova de que uma compra foi feita pelos bandidos.  

O golpe do reencontro 

Se for furtado, desconfie de qualquer SMS posterior informando que seu celular foi “localizado pelo iCloud ou Google”. Pode ser um phishing para roubar suas credenciais de acesso e desbloquear o aparelho remotamente

Deixe objetos de valor em casa

Para curtir o Carnaval com mais tranquilidade, leve apenas o essencial. Evite portar joias, grandes quantias em dinheiro ou objetos de alto valor. Assim, você reduz riscos e garante mais segurança durante a folia.