O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE apresentou um programa de aprendizagem denominado de “Impulso Digital”, que promete abrir 5 mil vagas de jovem aprendiz direcionadas à tecnologia até o final de 2024.

Vale destacar que o jovem aprendiz é direcionado para pessoas de 14 a 24 anos, que têm uma carga horária de 4 a 6 horas por dia.

“Normalmente, o jovem aprendiz, durante a semana, passa por quatro dias de trabalho nas áreas onde é alocado e um dia ele vai ao centro do CIEE fazer essa formação. O que estamos alterando é que esse dia de formação terá uma grade inovadora para gerar mais valor para a empresa”, afirma Rodrigo Dib, superintendente Institucional do CIEE.

O objetivo da iniciativa será combater dois principais gargalos diagnosticados: a defasagem de conhecimentos educacionais básicos e o apagão de profissionais na área de tecnologia – que poderá chegar ao déficit de 206 mil profissionais em 2025 no Brasil. A formação será concedia pelo CIEE nos polos presenciais.

Como vai funcionar?

Primeiro, a capitação será realizada pelo CIEE em parceria com a AdaTech, plataforma que realiza formações para empresas de tecnologia. O ingresso desse jovem ao CIEE é gratuito e a iniciativa vai abranger a grande São Paulo.

“Antes de chegar à empresa, o jovem terá também uma pré-qualificação para que ele chegue mais robusto, com nivelamento de português, matemática… Depois de ele passar por isso se tornará um jovem aprendiz.”

Posteriormente, o jovem dentro da empresa contará com o fortalecimento de habilidades técnicas em comunicação, raciocínio lógico e pensamento computacional, além de conciliar 520 horas dedicadas ao estudo da língua portuguesa, inglesa, matemática, estatística, banco de dados, entre outros temas.

“A formação não apenas serve para o setor de tecnologia, mas também para qualquer área. Será uma formação de conhecimentos digitais. Esse jovem pode trabalhar em marketing, administração e tecnologia, por exemplo. É mais como a gente moderniza o currículo desse jovem para que o mercado precisa hoje”, diz Felipe Paiva, CEO da AdaTech.

O programa de aprendizagem vai durar 24 meses e também conta com o apoio do Centro Paula Souza e da MovTech, coalizão de organizações que buscam direcionar recursos para investimento social em educação e tecnologia.

Inscrições

Os jovens podem se inscrever pelo site do CIEE, enquanto as empresas interessadas em contratar para o programa devem acessar o portal de contratante da plataforma.