19/03/2024 - 11:03
A B3, bolsa brasileira, e a S&P Dow Jones Indices (S&P DJI), principal provedor de índices do mundo, lançaram um índice de volatilidade implícita, ou seja, que mede o “medo” do mercado nacional.
Ele será o primeiro a acompanhar o mercado doméstico do Brasil, com base na metodologia do Cboe Volatility Index (índice VIX), propriedade da Cboe Global Markets.
+ BlackRock e Banco B3 anunciam primeiro BDR de ETF atrelado ao bitcoin, o IBIT39
Como vai funcionar?
O índice VIX foi criado com o intuito de medir a volatilidade de curto prazo nos preços das opções do Ibovespa B3. Trata-se de um cálculo projetado para produzir uma medida da volatilidade constante prevista para 30 dias.
Ele também utiliza preços de opções em vez de preços de ações em seu cálculo, “pois os preços das opções refletem as expectativas dos compradores e vendedores sobre a volatilidade do Ibovespa B3”.
De acordo com a B3, a novidade busca oferecer aos participantes uma melhor compreensão dos possíveis movimentos no mercado brasileiro de valores e uma ideia de como isso pode afetar seus portfólios.
“O novo índice acrescenta ao portfólio de produtos da B3 um indicador de volatilidade que pode ser usado por investidores como referência para medir a percepção do risco. O mercado de opções no Brasil atingiu um novo patamar em termos de volume de negociações, o que permitiu o lançamento desse índice e possibilitou trazer para o mercado local uma metodologia que já é consolidada em outras partes do mundo”, afirmou Henio Scheidt, gerente de índices da B3, à imprensa.