Rumeysa Gelgi, a mulher viva mais alta do mundo, recentemente embarcou em um avião de seu país natal, a Turquia, para São Francisco, nos Estados Unidos. No entanto, não foi um voo qualquer. Foi o primeiro de Gelgi e que destacou uma crescente atenção à acessibilidade.

Gelgi, 25, tem 2,10m de altura. Suas proporções são resultado da síndrome de Weaver, uma condição genética rara que causa supercrescimento ósseo. Ela é uma celebridade do Guinness World Record desde a adolescência e detém recordes em várias categorias relacionadas ao tamanho , incluindo os dedos mais longos de uma pessoa viva e as costas mais longas de uma mulher viva.

+ Guinness confere recorde para evento de troca de figurinhas da Copa em SP

Gelgi viaja regularmente para compartilhar sua história e usa sua inteligência calorosa para espalhar a positividade do corpo nas mídias sociais. No entanto, apesar de seu perfil internacional, ela nunca havia voado em um avião antes. Como muitas pessoas com síndrome de Weaver, Gelgi usa auxiliares de mobilidade para se locomover, e um voo longo exigiria acomodações especiais para sua estrutura extraordinária.

Mas em setembro, Gelgi finalmente subiu aos céus. Em um post no Instagram algumas semanas depois, ela compartilhou fotos de sua viagem a bordo da Turkish Airlines, que foi possível depois que as companhias aéreas removeram vários assentos do avião para que Gelgi pudesse descansar confortavelmente em uma maca durante a viagem de 13 horas de Istambul à Califórnia.

Instagram will load in the frontend.

“Uma jornada impecável do início ao fim”, disse Gelgi no Instagram , elogiando a equipe da Turkish Airlines e a equipe médica por seu trabalho. Gelgi disse que, embora tenha sido sua primeira viagem de avião, “certamente não será a última”.

Em suas fotos, Gelgi aparece recebendo o tratamento VIP, conversando com funcionários sorridentes a bordo do avião e saboreando uma refeição de primeira classe.

Gelgi, que é programadora de computadores e defensora pública, diz que está passando seu tempo em São Francisco trabalhando com o Guinness World Records.