A companhia aérea sul-coreana Korean Air decidiu parar de servir macarrão instantâneo de copo, popularmente conhecidos no Brasil pelo nome da marca “cup noodles”. O motivo é o risco de queimaduras durante turbulências. Um lanche muito popular na Ásia, ele era distribuído regular e gratuitamente no setor da classe econômica.

“Esta decisão faz parte de medidas de segurança proativas em resposta ao aumento da turbulência, com o objetivo de prevenir acidentes com queimaduras”, diz o anúncio oficial. O produto deixará de ser distribuído no dia 15 de agosto.

+Em 5 dias, Voa Brasil vende 3 mil das 3 milhões de passagens aéreas disponíveis

Os novos lanches para a classe econômica serão sanduíches, salsichas empanadas no palito e sanduíches recheados pré-prontos aquecidos no micro-ondas.

Outra mudança anunciada pela empresa envolveu a diminuição do período de tempo em que pode ser feito o serviço de voo. Anteriormente autorizado até 20 minutos após a decolagem e antes do pouso, agora ele necessitará ser encaixado em uma janela de 40 minutos de distância da descida e subida do avião.

Preocupações crescentes com turbulência

Em maio, um voo da Singapore Airlines que partiu de Londres rumo a Singapura, enfrentou uma turbulência severa, com a morte de um homem de 73 anos por parada cardíaca e dezenas de feridos. Desde então, companhias asiáticas estão mais preocupadas com os riscos em situações como esta.

A Korean Air também passou a integrar uma iniciativa da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) que reuniu 21 companhias asiáticas para trocar dados em tempo real sobre turbulências e assim diminuir os riscos para os passageiros.

Segundo a IATA, turbulências estão se tornando mais frequentes, mas episódios problemáticos como o do voo Londres – Singapura permanecem isolados.