O portal especializado em companhias aéreas AirlinesRating.com publicou sua lista com as 25 companhias aéreas mais seguras em 2024. “Essas companhias aéreas se destacam na indústria e estão na vanguarda da segurança, inovação e lançamento de novas aeronaves”, diz o editor-chefe da publicação, Geoffrey Thomas.

+Azul e selam acordo para possível fusão e citam ‘rotas complementares’

Confira o ranking:

  1. Air New Zealand
  2. Qantas
  3. Virgin Australia
  4. Etihad Airways
  5. Qatar Airways
  6. Emirates
  7. All Nippon Airways
  8. Finnair
  9. Cathay Pacific Airways
  10. Alaska Airlines
  11. SAS
  12. Korean Air
  13. Singapore Airlines
  14. EVA Air
  15. British Airways
  16. Turkish Airlines
  17. TAP Air Portugal
  18. Lufthansa/Swiss Group
  19. KLM
  20. Japan Airlines
  21. Hawaiian Airlines
  22. American Airlines
  23. Air France
  24. Air Canada Group
  25. United Airlines.

Segundo o editor Geoffrey Thomas, foram analisados acidentes ao longo de 5 anos, incidentes graves ao longo de 2 anos, auditorias dos órgãos reguladores da aviação e das principais associações; auditorias governamentais, idade da frota e treinamento de tripulação.

Thomas disse ainda que foi uma disputa extremamente apertada para o primeiro lugar entre a Air New Zealand e a Qantas, com apenas 1,50 pontos de diferença entre as duas companhias. A idade da frota foi o fator que colocou neozelandesa no primeiro lugar.

O editor lembrou ainda que as companhias aéreas têm incidentes diariamente, e muitos são problemas relacionados ao fabricante da aeronave ou do motor, e não questões operacionais da companhia aérea. “É a forma como a tripulação lida com esses incidentes graves que determina uma boa companhia aérea de uma insegura”, disse.