A NASA finalmente publicou as primeiras fotos coloridas e em alta resolução capturadas pelo Telescópio James Webb e o detalhe e a resolução das imagens são incríveis, especialmente quando comparadas às imagens desses mesmos objetos cósmicos capturadas pelo Telescópio Hubble.

As observações do Hubble foram fundamentais na construção da compreensão da humanidade sobre o universo nas últimas duas décadas. Mas o Telescópio James Webb é o observatório mais poderoso já lançado ao espaço, e a diferença na capacidade de imagem é gritante.

+ Telescópio espacial Webb abre a porta para descobertas ainda inimagináveis

Para você ter uma maior noção de quão poderoso é o James Webb se comparado ao seu antecessor, confira a comparação que ilustra seus incríveis recursos tecnológicos.

Hubble x James Webb – Nebulosa do Anel Sul

A primeira imagem é a Nebulosa do Anel Sul, também conhecida como a nebulosa “Eight-Burst”. Ela é uma nebulosa planetária em expansão que envolve uma estrela moribunda. Tem quase meio ano-luz de diâmetro e está localizada a cerca de 2.000 anos-luz da Terra.

A Nebulosa do Anel Sul capturada pelo Hubble

A Nebulosa do Anel Sul capturada pelo James Webb

As fotos de Webb são realmente enormes em comparação com as capturadas pelo Hubble. A equipe Webb carregou os TIFFs de resolução total do observatório para o site do Telescópio Webb da NASA , que é a melhor maneira de apreciar essas fotos históricas.