06/12/2024 - 15:30
A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), que reúne representantes nacionais do setor, elogiou em nota a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia anunciada nesta sexta-feira, 6. A entidade também disse esperar que o acordo acelere a tramitação da Reforma Tributária.
+Mercosul e UE anunciam conclusão de acordo comercial após 25 anos de negociações
“Será necessário aumentar a competitividade de nossos produtos e serviços para inseri-los no mercado europeu”, diz a nota. “A competitividade é fundamental para permitir que o Brasil tire proveito do acordo. Temos que reduzir o custo Brasil para maximizar os resultados”, pontua o presidente executivo da AEB, José Augusto de Castro.
Promulgada em 2023, a reforma busca simplificar a forma como acontece a tributação no Brasil, através da substituição de uma série de impostos por duas únicas cobranças.
Já o acordo entre Mercosul e União Europeia prevê o estabelecimento de prazos para liberalização de tarifas no comércio internacional, além de cotas para importação de produtos.
A AEB louvou os ganhos políticos do acordo, que, segundo a entidade, “abre um novo horizonte para o comércio exterior brasileiro e impactará positivamente a imagem dos nossos produtos e serviços em outros mercados do planeta”.
“Passamos aos olhos do mundo a ser ainda mais confiáveis, já que a União Europeia não fará acordo que possa trazer prejuízos aos seus membros”, conclui Castro, da AEB.