São Paulo, 23 – A semeadura de soja no Brasil alcançava no sábado, 20 de dezembro, 97,6% da área prevista na safra 2025/26, avanço de 3,5 pontos porcentuais em comparação com a semana anterior. Em relação a igual período da safra 2024/25, quando 97,8% da área havia sido trabalhada, há um ligeiro atraso de 0,2 ponto porcentual. Já quanto à média dos últimos cinco anos, de 94,9%, os trabalhos estão adiantados. As informações foram divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu boletim semanal de progresso de safra.

Entre os Estados produtores, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná já concluíram a semeadura da oleaginosa nesta safra. Ainda falta terminar o plantio no Tocantins (99% da área semeada); Maranhão (54%); Piauí (95%); Bahia (99%); Goiás (99,5%); Santa Catarina (91%) e Rio Grande do Sul (96,6%).

A semeadura do milho 1ª safra 2025/26, por sua vez, alcançava até o último sábado, 82% da área prevista, avanço de 4,5 pontos porcentuais em comparação com a semana anterior. Em relação a igual momento da safra passada, quando 77,9% da área havia sido trabalhada, há adianto de 4,1 pontos porcentuais. Já em relação à média dos últimos cinco anos, de 75,5%, os trabalhos também estão adiantados. São Paulo, Paraná e Santa Catarina já encerraram a semeadura do milho verão. O Maranhão contava com 15% da área trabalhada; Piauí com 22%; Bahia com 91%; Goiás com 98%; Minas Gerais com 100%; e o Rio Grande do Sul, com 92%.

A semeadura do arroz 2025/26 alcançava até o sábado 90,7% da área prevista, informou a Conab, avanço de 7,5 pontos porcentuais ante os 83,2% da semana anterior. Já em relação a igual período de 2024/25, quando 90,7% haviam sido semeados, o índice é igual. Em relação à média dos últimos cinco anos, de 86%, os trabalhos estão adiantados. Rio Grande do Sul e Santa Catarina, principais produtores do cereal, contavam com 99% e 100% do plantio concluído, respectivamente.

A semeadura do algodão 2025/26, por sua vez, alcançava 16,9% da área até o sábado, avanço de 6,8 pontos porcentuais em comparação com a semana anterior. Em relação a igual período do ciclo 2024/25, quando 19,7% da área havia sido trabalhada, há atraso de 2,8 pontos porcentuais. Já em comparação com a média dos últimos cinco anos, de 10,4%, os trabalhos estão adiantados. Bahia, principal produtor da fibra nesta época, semeou 52% da área. Goiás, por sua vez, já cumpriu 57% dos trabalhos previstos e Mato Grosso do Sul, 87%.

A colheita do trigo 2025 atingia até o sábado 100% da área plantada, avanço de 0,3 ponto porcentual em relação à semana anterior. Em igual momento da safra passada, os trabalhos já haviam sido finalizados. Em relação à média dos últimos cinco anos, de 99,3%, os trabalhos estão levemente adiantados. Ainda falta concluir a colheita apenas em Santa Catarina, que contava, no sábado, com 99,5% da área ceifada.

A semeadura do feijão 1ª safra 2025/26 alcançava 74,9% da área, avanço de 4,6 pontos porcentuais na semana. Em relação a igual período de 2024, quando 64,4% da área estava semeada, há adianto significativo. Comparado à média quinquenal de 63,3%, o plantio também segue adiantado. Goiás, São Paulo e Paraná já finalizaram os trabalhos.