Acontece nesta semana, em Lisboa, o Concurso de Vinhos de Portugal, que desde 2013 é organizado pela ViniPortugal. Ao todo, 1.320 vinhos, de 379 vinícolas, estão sendo avaliados por 120 enólogos portugueses e 20 especialistas internacionais, de países como Alemanha, Austrália, Reino Unido e Canadá. Do Brasil, participam Luiz Horta, Guilherme Rodrigues e eu. De segunda a quarta-feira, as amostras são provadas às cegas em 11 grupos diferentes.

Na quinta e sexta-feira, os melhores vinhos serão degustados novamente por grupo formado por cinco especialistas internacionais, como a inglesa Jancis Robinson, o brasileiro radicado em Londres Dirceu Vianna Júnior, e o norte-americano Joshua Green, além dos portugueses Bento Amaral e Luís Lopes. O resultado final será divulgado na noite da próxima sexta-feira (13), no tradicional Palácio do Buçaco.

A Viniportugal assumiu a organização do concurso, que estava perdendo espaço em 2013. Naquele ano, 900 vinhos foram inscritos para a competição. Desde então, diz Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, o número de rótulos inscritos não pára de crescer. Em relação ao ano passado, o aumento no número de inscritos foi de 25%.

Suzana Barelli está em Lisboa.