Um americano de 20 anos foi declarado culpado de crimes racistas por ter aterrorizado e maltratado vários latinos aos quais perseguiu e feriu com sua caminhonete, informou esta sexta-feira o departamento de Justiça americano.

Em 20 de junho de 2010, Frankie Maybee e um cúmplice, que se declarou culpado, começaram a proferir “insultos racistas” contra um grupo de latinos em um posto de gasolina.

Depois, começaram a persegui-los com sua caminhonete, ameaçando-os da janela. Seu veículo acabou batendo contra uma árvore. Várias vítimas ficaram feridas, uma delas com gravidade.

“Os acusados procuraram os cinco homens porque eram latinos e o veredicto de hoje mostra que o departamento de Justiça está decidido a perseguir com intensidade quem cometer atos de ódio por causa de raça ou de origem”, declarou Thomas Perez, promotor adjunto.

Maybee pode ser condenado a uma pena de até 55 anos de prisão por ter infringido a lei de Prevenção de Crimes por Discriminação”, adotada em 2009, que leva o nome de um jovem assassinado por sua condição de homossexual, em 1998, e de um negro, assassinado por dois brancos no mesmo ano no Texas.

Segundo o departamento de Justiça, é a primeira vez que o tribunal condena alguém sob esta lei.

vmt/sf/mvv