Derrubado por hackers na sexta-feira (10), o sistema que mostra e emite comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – ConecteSUS – segue fora do ar, mas existe a expectativa de que ele seja reestabelecido nesta terça-feira (14).

A previsão foi feita pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em entrevista à TV Globo na noite deste domingo (12), Queiroga comentou que a expectativa da pasta é de normalização do sistema até amanhã.

+ Governo se reúne para discutir novas regras para entrada no País

Durante o domingo, o Ministério emitiu nota dizendo que o processo de recuperação dos registros de brasileiros vacinados foi finalizado, sem perda de informações. Apesar disso, a pasta não informou qual seria a data de reestabelecimento dos sistemas e apontou, inclusive, que isso poderia acontecer somente na semana que vem.

Agora, Queiroga espera que os hackers que invadiram os sistemas da Saúde sejam identificados e responsabilizados pelo ataque. Além disso, a pasta trabalha para reforçar o sistema de segurança dos servidores.

“Nós já sabemos que não houve perda de dados. Estamos trabalhando para cada vez esse sistema ser mais seguro. Não existe segurança total, porque essa gente toda hora arruma uma forma de burlar as seguranças dos sistemas”, disse o ministro.

Passaporte da vacina em stand-by

A adoção de um passaporte vacinal para todas as pessoas que entrassem no Brasil pelos aeroportos seria tomada no sábado (11), porém com a queda do ConecteSUS, a decisão foi adiada para o dia 18 de dezembro. Ainda no sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou a imediata adoção de protocolos de entrada dessas pessoas para evitar uma nova disseminação da Covid-19 no País.

A expectativa é de que o governo Jair Bolsonaro aponte nas próximas horas o que vai fazer para adequar esses protocolos enquanto o ConecteSUS não é reestabelecido.