22/12/2025 - 8:41
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) medido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) subiu 0,4 ponto em dezembro sobre o resultado de novembro e chegou a 90,2 pontos. Esse é o maior patamar do indicador desde dezembro de 2024, quando a confiança dos consumidores ficou em 91,3 pontos.
A alta de dezembro também significa o quarto mês consecutivo de avanço do indicador. Segundo Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE, esse resultado foi impulsionado pela melhora das expectativas para os próximos meses.
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“Entre as faixas renda, o avanço da confiança foi mais expressivo entre os consumidores de menor renda. Nos últimos meses, a evolução do ICC vem sendo impulsionada sobretudo pelas expectativas, enquanto os indicadores de situação atual sugerem um quadro ainda desafiador para as famílias”, disse Anna Carolina.
Para a economista, os resultados refletem um consumidor menos pessimista, apoiado por um mercado de trabalho aquecido e maior poder de compra. No entanto, as restrições financeiras associadas aos elevados níveis de endividamento e inadimplência continuam pressionando o orçamento.
Segundo a FGV, o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,4 ponto, passando a 95,2 pontos, também o maior nível desde dezembro do ano passado (97,6 pontos). Já o Índice de Situação Atual (ISA) caminhou em sentido contrário e recuou 1,4 ponto no mês, atingindo 83,4 pontos, após duas altas consecutivas.

