22/03/2024 - 10:30
A confiança dos consumidores brasileiros aumentou em março pela primeira vez neste ano, mostraram dados da Fundação Getúlio Vargas divulgados nesta sexta-feira, 22.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês alta de 1,6 ponto, chegando a 91,3 pontos, após duas quedas seguidas. “A alta da confiança dos consumidores foi motivada pela melhora de todos os quesitos que compõem o indicador, com exceção ao de intenção de compra de bens duráveis que recuou fortemente no mês.
Esse é o primeiro resultado positivo do ano, elevando o indicador de um nível pessimista para moderadamente pessimista, acima dos 90 pontos”, ressaltou em nota Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,1 pontos, para 80,7 pontos, segunda alta consecutiva, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,2 ponto, para 99,1 pontos.
“Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelado às limitações financeiras das famílias, como sugere a manutenção do indicador de situação financeira atual em níveis historicamente baixos”, completou Gouveia.
(Por Camila Moreira)