01/11/2024 - 11:16
Para quem busca por oportunidades de trabalho fora do país, a Itália é um bom destino. O país tem a maior população idosa da União Europeia e a segunda maior do mundo, só perdendo para o Japão. Além disso, sua taxa de natalidade vem decrescendo drasticamente, sendo uma das menores do planeta.
Esses dados também se refletem no mercado de trabalho. O Centro Europeu para o Desenvolvimento estima que, até 2025, muitos profissionais precisarão ser substituídos, além das novas vagas ligadas à tenologia. A Nostrali Cidadania Italiana listou o ranking das profissões em alta para trabalhar na Itália. Confira!
1 – Engenheiro robótico
As profissões relacionadas à Engenharia Robótica vão ganhar muito destaque na Itália em 2024. O candidato a preencher a vaga deve engajar-se em projetos que envolvam a concepção, construção e teste de robôs. Conhecimentos em Inteligência Artificial e Automação são bem-vindos.
2 – Engenheiro de aprendizado de máquina
As atribuições da função incluem o desenvolvimento de sistemas, a construção e manutenção de algoritmos de Machine Learning e aplicações de inteligência artificial. Habilidades sólidas em Tecnologia da Informação e Desenvolvimento de Software são essenciais. As empresas costumam exigir uma experiência média de três anos para preencher a vaga e exercer as atividades profissionais na Itália. Proficiência em inglês e italiano são importantes para conquistar as vagas.
3 – Analista de cibersegurança
Analistas de Cibersegurança estão em alta na Itália, devido à crescente ameaça cibernética em diversos setores. Esses profissionais desempenham um papel crucial na proteção de sistemas e dados, respondendo a incidentes e desenvolvendo estratégias de segurança. A demanda é impulsionada pelas regulamentações e privacidade dos dados. Afinal, a Europa é um território extremamente rigoroso a este respeito. Essa profissão é uma escolha estratégica para quem quer trabalhar na Itália e outros países europeus.
4 – Especialista em finanças
O Especialista em Finanças desempenha um papel fundamental na análise e interpretação de dados contábeis. Estes profissionais auxiliam em decisões de investimento e no desempenho econômico das empresas. Eles podem trabalhar em uma variedade de setores, incluindo instituições financeiras, empresas privadas, consultorias e órgãos governamentais. A formação em Economia, Administração e certificados de MBAs podem ajudar na conquista de vagas. O passaporte europeu facilita a entrada do profissional no setor público, alavancando ainda mais o seu potencial. É desejável experiência de 6 anos, em média.
5 – Especialista em ESG
Essa área engloba a supervisão, otimização e implementação de estratégias sustentáveis para projetos ou empresas. As habilidades essenciais incluem consultoria e serviços ambientais. Conhecimentos em energias renováveis são essenciais para se destacar. Para assumir essa posição, é necessário possuir uma experiência média de 8 anos. Mais uma vez, a cidadania italiana pode ser útil ao abrir as portas do setor público para o candidato.
6 – Especialista em gerenciamento de dados
As funções deste profissional incluem a gestão, análise e apresentação de relatórios. A proposição de novas estratégias para atender às necessidades da empresa também é uma atribuição do cargo. As habilidades cruciais para esta posição abrangem conhecimentos em Machine Learning e proficiência em Python. Uma experiência média de 5 anos é requisitada para os pretendentes para essa função.
7 – Analista de recursos humanos (RH)
O Analista de RH desempenha a função de analisar as informações obtidas em entrevistas. Desse modo, o profissional é capaz de oferecer recomendações relevantes no contexto de recrutamento e gestão de talentos. As habilidades cruciais para este cargo envolvem recrutamento eficiente e construção de uma cultura corporativa. Uma experiência média de quatro anos é requerida para assumir essa posição na Itália.
8 – Especialista em aquisição de talentos
Encontrar talentos no mercado atual representa um desafio significativo, dada a competição acirrada por profissionais qualificados. No contexto destas vagas, os desafios incluem identificar indivíduos que se alinhem não só com as habilidades técnicas necessárias, mas também com a cultura das empresas. Essa carreira requer habilidades sólidas em Employer Branding, recrutamento e seleção de pessoal. Com uma experiência média de cinco anos, a carreira é promissora para os formados em Gestão de Pessoas, Administração e Recursos Humanos.
9 – Profissionais de marketing digital
São os responsáveis pela promoção de marcas no ambiente online, com a elaboração e a implementação de campanhas digitais e a análise e mensuração do desempenho de cada uma delas. O gerenciamento de branding, com habilidades em SEO (Search Engine Optimization) e em mídias sociais, é outro ponto crucial. As vagas para Profissionais de Marketing Digital na Itália demandam experiência média de 4 anos.
10 – Engenheiros civis e arquitetos
A Itália necessita de engenheiros civis e arquitetos devido à demanda constante por desenvolvimento e renovação de infraestruturas e espaços urbanos. Esses profissionais são essenciais para preservar o patrimônio cultural, enquanto contribuem para avanços em design e infraestrutura no país. Isso ganha ainda mais importância ao lembrar que o turismo é um dos pilares econômicos da Itália.