08/03/2023 - 7:28
Especialistas afirmam que os seres humanos respiram muito rapidamente e que, exercícios simples, podem fazer com que as pessoas fiquem menos ansiosas e consigam relaxar mais facilmente. Diante das pressões e do estresse do ambiente de trabalho contemporâneo, especialmente em setores que performam mal, dá para imaginar as vantagens que controlar a ansiedade traz para seu desempenho. E sua carreira.
Pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Standford apontou que focar no controle de sua respiração pode fazer com que uma pessoa se sinta menos ansiosa em apenas cinco minutos.
+Especialista afirma qual atividade física envelhecerá você mais rápido
“Na maioria das vezes, a respiração é automática, como digestão, batimentos cardíacos e outras funções corporais, mas você pode facilmente assumir e controlar sua respiração, o que afeta sua fisiologia geral e sua resposta ao estresse”, apontou o professor David Spiegel, coordenador do estudo.
Confira exercícios respiratórios para acalmar o seu corpo:
4-7-8
Nesse exercício você deve inspirar por 4 segundos, prender a respiração por 7 e expirar por 8. De acordo com especialistas, a prática serve para acalmar o corpo antes de dormir.
Alternar a respiração entre as narinas
Este outro exercício pede que você fecha a narina direita e inspire somente pelo lado esquerdo contando até quatro. Repita o mesmo procedimento, desta vez fechando a narina esquerda.
A pesquisadora de neurobiologia da Universidade de Standford, Meliz Ylmaz Baldan, aponta que estudos mostraram que a narina direita está ligada ao nosso sistema simpático, ligado ao modo de luta ou fuga, ou seja, mas agitado; já a narina esquerda tem relação com o sistema parassimpático, mais calmo. Alternar a respiração entre as narinas pode ajudar o corpo a se acalmar.
Respiração em caixa
O último exercício serve para melhorar o foco cognitivo. Ele consiste em inspirar por 4 segundos, prender a respiração por 4 segundos, soltar todo o ar em 4 segundos a prender a respiração novamente por 4 segundos. Separando a respiração em tempos iguais, o especialista Stuart Sandeman acredita que seu corpo vai ficar em alerta e energizado.