Em todo jogo do time do coração ou da Seleção o torcedor mais fanático põe uma fé extra. Com Brasil e Croácia, que começa às 12h, não é diferente. Nas quartas de final, os brasileiros já passaram por algumas fases da Copa do Catar e podem manter algumas tradições para garantir a vitória – vale tudo, inclusive apelar para a sorte e as superstições!

Repetir a camisa, usar um amuleto e apelar para as orações estão na lista de tradições dos brasileiros fanáticos por futebol. Quem não lembra, por exemplo, da calça cor de vinho usada por Cuca em todas as partidas do Palmeiras lá em 2016?

+ Artefatos da Copa do Mundo são grande atrativo para torcedores no Catar

+ Brasil x Croácia: Memes na internet misturam nervosismo com “sextou” mais cedo

+ Quanto valem as seleções que entram em campo nas quartas de final no Catar?

Confira abaixo algumas supersitições populares, no caso de você acreditar que pode empurrar a seleção de Tite:

1- Sentar sempre no mesmo lugar – seja em casa ou no bar

Os apaixonados por futebol sabem: em caso de vitória, esteja onde estiver, o local para assistir a partida deve ser sempre o mesmo. Chegou na casa dos amigos ou no bar, procure a mesma mesa que esteve na partida anterior. A chance de ganhar é certa.

2- Usar a mesma camisa

Há quem prefira um traje diferente para cada partida, mas os fanáticos de verdade tem outro costume: repetir a camisa em todos os jogos costuma ‘ajudar’ para garantir os gols e, dessa forma, a vitória do time do coração. Como estamos numa sexta-feira, há quem repita uma tradição do Candomblé, que por vezes é religiosa, de usar camisa branca .

3- O primeiro gole vai pro Santo!

Falando em religião: sentou para ver o jogo e curtir uma cerveja ou cachaça? Não esqueça de oferecer o primeiro gole de álcool para o Santo. Basta derramar um pouco de bebida no chão e pensar com fé. A tradição também tem origem em religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, bases dos costumes brasileiros populares. Portanto, como dizem as entidades e religiosos, não fique devendo! Assim, os santos podem dar aquela ajuda para os atacantes da seleção de Tite.

4- Amuletos

Uma nota de dólar na carteira, trevo de 4 folhas, carteira do time do coração, pé de coelho, relógio na mão direita, terço católico, bandeira: brasileiros costumam ser fãs dos amuletos da sorte. Vale lembrar que os amuletos, segundo as crenças, “puxam” energia. Então, guarde o objeto para si e não deixe que os outros o toquem.

5- Não grite ‘gol’ antes da hora

Essa dica é de graça: torcedor que se preza não grita “gol” antes que a bola entre na rede. Na hora da emoção, fique atento a partida para não cometer a gafe e azarar a Seleção Brasileira.

6- Cruze os dedos para atrapalhar o adversário

Outra superstição gratuita são os dedos cruzados. Embora indique sorte para quem o faz, a ação pode ser eficaz  também para atrapalhar os croatas na partida de hoje. Assim, quando o adversário do Brasil nesta sexta-feira estiver com o pé na bola, cruze o dedo médio e o indicador.

7- Assista o jogo com as mesmas pessoas

Se não for difícil, procure ver todas as partidas com o mesmo grupo de pessoas; assim, você evita que um ‘azarado’ fique por perto. A dica é boa não só para sorte, mas para garantir segurança, já que o torcedor está entre amigos.