As listas das cidades mais bonitas do mundo quase nunca são unânimes, já que o conceito de beleza depende dos olhos de quem vê. Paris, Londres, Nova York ou Rio de Janeiro podem figurar entre os destinos mais desejados dependendo do que se leva em consideração. 

Uma lista feita pela plataforma Online Mortgage Advisor, que oferece serviços de consultoria sobre hipotecas, tentou colocar um argumento científico e elegeu as cidades mais bonitas do mundo baseado na proporção áurea. 

+ Dubai, São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as cidades mais famosas do mundo no TikTok; veja lista

A proporção áurea leva em conta o retângulo de ouro, medida utilizada como referência por Fídias, na Grécia Antiga, na construção das colunas de Partenon, no ano de 486 A.C. Desde então a proporção é utilizada para medir desde prédios até obras de arte. 

Medição das construções foi feita a partir da proporção áurea
Reprodução/ Online Mortgage Advisor Medição das construções foi feita a partir da proporção áurea (Crédito:Reprodução/ Online Mortgage Advisor )

 

Foram analisadas, por meio do Google Street View, centenas de ruas e mais de 2.400 edifícios para revelar qual cidade possui os edifícios mais bonitos na porcentagem média correspondendo à proporção áurea. 

Dentre as cidades do Reino Unido, a mais bonita, seguindo esses critérios, foi Chester, com uma média de 83.7% de construções dentro da proporção. A cidade tem 118 mil habitantes e foi construída para ser um forte romano. Na lista das cidades fora do Reino Unido, Veneza, na Itália, é a vencedora, com 83% de média. 

Cidades mais bonitas no Reino Unido:

  1. Chester (Inglaterra) – 83,7%
  2. Londres (Inglaterra) – 83%
  3. Belfast (Irlanda do Norte) – 82,9%
  4. Liverpool (Inglaterra) – 81%
  5. Durham (Inglaterra) – 80,5% 

Cidades mais bonitas do mundo:

  1. Veneza (Itália) – 83,3% 
  2. Roma (Itália) – 82%
  3. Barcelona (Espanha) – 81,9%
  4. Praga (República Tcheca) – 78,7%
  5. Nova York (EUA) – 77,7%