Nesta terça-feira (29), a Caixa Econômica Federal divulgou as regras para os novos ciclos do auxílio emergencial. Com o objetivo de conseguir realizar todos os pagamentos ainda neste ano, o banco depositará o valor de R$ 300 até aos domingos.

A instituição também antecipou o início do terceiro ciclo, que estava previsto, inicialmente, para 9 de outubro. Agora, o primeiro pagamento será nesta quarta-feira (30). Já o quarto ciclo do auxílio estava previsto para começar em 16 de novembro, mas será adiantado para 30 de outubro.

+ Caixa libera saque do auxílio emergencial para nascidos em março nesta terça (29)
+ Cidadania divulga calendário de pagamentos da extensão do auxílio emergencial

“Nós antecipamos ao redor de duas semanas, tendo mais parcelas a serem pagas. Por isso que estamos fazendo depósitos em contas digitais, inclusive, aos domingos. Assim faremos todos os pagamentos ainda em 2020”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Os saques também serão feitos de maneira diferente para o auxílio emergencial residual. A instituição financeira permitirá o saque de dois ciclos de uma só vez.

De acordo com Guimarães, o objetivo é facilitar esse processo para a população e não estender os pagamentos durante 2021, já que o último saque será no final do mês de janeiro.

Microcrédito

O presidente da Caixa também adiantou que o banco deve lançar um programa de microcrédito após a finalização do auxílio emergencial. Para Guimarães, o projeto ajudará a continuar a recuperação econômica. “Isso só poderá acontecer pela inserção digital que o auxílio trouxe para diversas pessoas que não eram bacarizadas”, finaliza.

Calendário

Os beneficiários do Bolsa Família já estão recebendo o auxílio residual, ou 6ª parcela para alguns.

Já o público geral passa a receber o valor de R$ 300 nesta quarta-feira (30). Denominado de Ciclo 3, os nascidos em janeiros terão o auxílio depositado na conta digital. Confira o calendário completo:

Calendário do Ciclo 3 de pagamentos do auxílio emergencial
Calendário do Ciclo 3 de pagamentos do auxílio emergencial (Crédito:Divulgação / Caixa)