A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou em março que a bandeira tarifária da energia vai continuar verde em abril. Isso significa que não vai haver cobrança extra para os consumidores. 

Mesmo assim, algumas dicas práticas e fáceis podem fazer você economizar na conta de luz no final do mês. Detalhes que podem passar despercebidos no dia-a-dia da casa fazem diferença. O superintendente de engenharia da BRZ empreendimentos Helton Freitas dá cinco dicas simples que podem ser feitas em casa.

+ Governo anuncia 20 acordos de energia, infra e agro entre empresas brasileiras e chinesas

Banhos curtos

Os chuveiros são os campeões de consumo. Banhos curtos, entre 3 e 5 minutos, associados com fechar sempre que possível a torneira enquanto se ensaboa podem fazer diferença. Além disso, se possível, regular a temperatura para a posição verão e nunca reaproveitar resistências queimadas, pois isso aumenta o consumo e também coloca a segurança em risco.

Cuidado com o ar-condicionado

Use o ar-condicionado na temperatura ideal com os ambientes fechados. Desligue o equipamento quando não estiver usando. Importante também dimensionar corretamente os equipamentos para o tamanho dos ambientes. Periodicamente, efetue a limpeza dos filtros e não deixe a condensadora exposta ao sol, porém é importante tomar cuidado para não bloquear a ventilação natural.

Troca suas lâmpadas por led

Substitua as lâmpadas halógenas e fluorescentes por lâmpadas de LED. Esta iniciativa pode representar um alto custo de aquisição, porém sua durabilidade e baixo consumo irá compensar no longo prazo. Além disso, a utilização de tintas claras nas paredes ajuda muito a clarear os ambientes. Por fim, sempre que possível deixe as janelas abertas para aproveitar a luz natural.

Ferro de passar 

Escolher o ferro de passar de menor potência. Junte o máximo de roupas possíveis para passar todas de uma só vez e utilize a temperatura indicada para cada tipo de roupa. Além disso, desligue o ferro sempre que pausar o serviço, evitando desperdício de energia e acidentes. Quando possível, utilize roupas que não amassam e avalie a real necessidade de passar a peça.

Geladeira e freezer 

No caso de geladeiras e freezers, é importante verificar se as borrachas apresentam boa vedação. Cuidado para não abrir e fechar muitas vezes, além de deixar aberto por muito tempo. Não secar roupas atrás dos equipamentos, pois além de aumentar o consumo existe o risco de acidente. Instale em local arejado, afastado da parede, da luz solar e fogões. Regule o termostato de acordo com as estações do ano.