Com a aproximação do feriado de 7 de setembro, que ocorre nesta quarta-feira, saber o que irá funcionar ou não é fundamental para não bater a cara na porta de algum estabelecimento.

Bolsonaro utiliza ações militares para reforçar ato eleitoral no 7 de Setembro

A importância inventada do 7 de Setembro

Bancos

Isso ocorrerá, por exemplo, se você buscar atendimento em qualquer agência bancária, já que, como sempre, não haverá atendimento no feriado pelo país (apenas os caixas estarão disponíveis para operações de autoatendimento), de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Por conta disso, as contas que tiverem vencimento em 7 de setembro poderão ser pagas no dia útil seguinte sem multas ou juros.

Farmácias

Por serem consideradas lojas de atividade essencial, as farmácias e drogarias podem atuar no feriado, existindo norma específica nesse sentido. Além disso, hospitais e serviços de saúde de emergência também funcionarão normalmente.

Supermercados e comércio em geral

Tantos os supermercados e lojas de comércio podem funcionar no feriado de 7 de setembro, mas a abertura é facultativa. No caso de supermercados e redes com maior número de lojas, é mais provável que eles estejam em funcionamento porque contam com maior número de trabalhadores e possibilidade fazer escala, por exemplo.

Órgão Públicos

Órgãos públicos em geral não irão funcionar no feriado de 7 de setembro; o expediente será suspenso.

Metrô

O funcionamento do metrô de São Paulo está garantido:  havia uma possibilidade de paralisação na terça-feira (6) pelos funcionários, mas eles decidiram na segunda-feira à noite manter operação no feriado de 7 de setembro.