26/11/2020 - 16:38
As promoções da Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (27), podem ser tentadoras para os consumidores. No entanto é importante fazer um planejamento antes de sair comprando e, assim, evitar falsas ofertas, consumo por impulso e endividamento.
Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, listou para a IstoÉ Dinheiro algumas dicas para não tomar decisões que possam gerar arrependimento após a data de compras. Confira:
+ ‘Esquenta’ Black Friday chama mais atenção que própria data, diz estudo
+ Black Friday: saiba fazer um bom negócio na compra de eletroeletrônicos
Liste os produtos
Faça uma lista detalhada de tudo que você pretende comprar. Anote quais são as pessoas que você deseja presentear. Também é importante definir o quanto pretende gastar com cada um.
Seja assertivo
O dinheiro gasto vai fazer falta nos próximos meses? Essa é a pergunta que deve ser feita antes de qualquer decisão de compra. Olhar para o seu orçamento e saber como administrá-lo é importante para não ter complicações financeiras no futuro.
O produto que eu vou comprar é necessário?
É importante pensar se o item em promoção vai contribuir com a sua satisfação e reais necessidades. Não faz sentido gastar dinheiro com algum produto que você não vai usar.
Especificações dos produtos
Saiba exatamente o que está buscando. Observe o modelo, capacidade e garantia. Economize comprando o produto adequado.
Endividamento
Por mais que um produto tenha um desconto atrativo, não compre para entrar no cheque especial ou para deixar de pagar o cartão de crédito. Os juros de cartão de crédito são, em média, de 15% ao mês e os juros do cheque especial, na média, 8% ao mês. O desconto de hoje pode significar a inadimplência de amanhã.
A melhor compra possível
Se você encontrar uma oferta, com desconto de 50%, 70%, e ainda ter a oportunidade de parcelar o valor, seria o melhor dos mundos. Você pode ficar com o dinheiro guardado e aplicado, rendendo enquanto não chegam as próximas prestações.
Pagamento pelo Pix
Muitos vão pagar utilizando o Pix na Black Friday deste ano. Pela agilidade, cuidado para não comprar mais do que seu orçamento suporta e entrar no cheque especial sem perceber.