A inteligência artificial ajudou a identificar o local de origem exato do meteorito marciano mais antigo, em uma descoberta que os pesquisadores dizem fornecer pistas sobre o início da história do planeta.

O meteorito, comumente conhecido como “Beleza Negra” e oficialmente chamado Noroeste da África 7034, contém o material ígneo marciano mais antigo conhecido, com aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Foi encontrado no deserto do Saara em 2011.

+ Meteorito abriu enorme cratera na Groenlândia há 58 milhões de anos, mostra estudo

Os pesquisadores agora identificaram sua origem em uma cratera na província de Terra Cimmeria-Sirenum, no hemisfério sul de Marte.

Anthony Lagain, da Curtin University, principal autor do estudo, disse que Black Beauty foi ejetado para a Terra por um impacto de asteroide na superfície de Marte cerca de cinco a 10 milhões de anos atrás.

A cratera de origem do meteorito em Marte foi nomeada Karratha, em homenagem à cidade mineira da Austrália Ocidental – de acordo com as convenções de nomenclatura estabelecidas pela União Astronômica Internacional que estipulam que pequenas crateras devem ser nomeadas em homenagem a cidades na Terra com uma população inferior a 100.000.

“Como Black Beauty contém o mineral mais antigo que conseguimos datar de Marte, pensei que uma cidade da Austrália Ocidental seria uma boa ideia”, disse Lagain.

“Decidi chamá-lo de Karratha porque Karratha fica muito perto da região de Pilbara, onde estão as rochas mais antigas da Terra.”

Para identificar o local de origem mais provável do meteorito, os pesquisadores usaram um algoritmo de aprendizado de máquina para analisar o tamanho e a distribuição de crateras de impacto de 94m na superfície de Marte. A IA avaliou dezenas de milhares de imagens tiradas pela câmera de contexto do Mars Reconnaissance Orbiter.

Das 19 crateras candidatas, a equipe reduziu o local de origem para uma que tivesse características que correspondam às propriedades do meteorito.

Lagain disse que localizar as origens da Beleza Negra foi motivado pelo desejo de entender a história geológica inicial de Marte.

“Alguns minerais nos meteoritos têm até 4,5 bilhões de anos, praticamente a idade do próprio planeta.”

“Quando você analisa a superfície [ao redor da cratera Karratha] percebe que a composição desta região… é muito próxima do que encontramos na Terra para os continentes. Pode indicar que esta região pode ser a relíquia de continentes muito antigos em Marte.”

“Sabemos muito pouco sobre a evolução inicial dos planetas, incluindo a Terra”, disse Lagain. “Na Terra, temos placas tectônicas, temos muita erosão, o que torna muito difícil encontrar rochas muito antigas.”

Black Beauty é uma brecha, composta por vários tipos de rochas cimentadas juntas – a única amostra desse tipo na Terra. Inicialmente, pensava -se que tinha cerca de 2,1 bilhões de anos.

A pesquisa foi publicada na revista Nature Communications .