09/11/2024 - 15:00
O Outback Steakhouse no Brasil agora tem um novo dono. A Vinci Partners é a nova sócia controladora da operação brasileira da rede com 67% do capital, negociado por R$ 2,057 bilhões.
+ Outback chega a 172 restaurantes no Brasil e inaugurações no ano superam 2023
Segundo o Brazil Journal, a Vinci estava disputando o negócio com o Mubadala Capital, que controla a Zamp, e com a Advent, que tem um forte histórico no varejo, desde o começo do ano.
A Bloomin Brands mantém os 33% restantes do negócio. Como parte do acordo, a Bloomin ganhou uma put, que permite que ela venda a participação remanescente para a Vinci em 2028.
Além dos 172 restaurantes Outback, a Vinci também assume o controle das marcas Abbraccio e Aussie.
A transação foi assinada em 6 de novembro de 2024 e deverá ser concluída antes do final de 2024. A Vinci foi assessorada pelo Itaú BBA e Tauil & Chequer Mayer Brown, enquanto o Bank of America e Lefosse assessoraram a Bloomin’ Brands.
Mas quem é a nova dona do Outback no Brasil?
A Vinci Partners é uma gestora de ativos alternativos na América Latina, e está listada na Nasdaq. Aqui no Brasil, a gestora também investe em outras marcas da indústria de alimentação, como Burger King, Domino’s e Camarada Camarão.
Fundada em 2009, atualmente possui mais de US$ 52 bilhões em ativos sob gestão. Em outubro, a Vinci anunciou a fusão com a Compass, outra grande gestora independente de ativos da América Latina.
Entre as atuações da empresa estão negócios em private equity, ações públicas, imóveis, produtos e soluções de investimento e assessoria financeira, com foco em serviços de consultoria para empresas brasileiras de médio porte, em processos pré-oferta pública inicial (pre-IPO) e fusões e aquisições (M&A)