12/05/2024 - 9:00
00Em um mercado cheio de gigantes como Nike, Adidas e Puma, a Volt já conseguiu o seu espaço no futebol brasileiro. Na camisa de três times da série A do Campeonato Brasileiro, a empresa 100% brasileira está empatada com a Adidas como a fornecedora de material esportivo com o maior número de camisas na elite do futebol nacional.
A Volt estampa atualmente a sua marca nas camisas de Criciúma, Vitória e Fortaleza na primeira divisão. A marca foi idealizada em 2021 pelo atual sócio-diretor Fernando Kleimmann e quer mudar a forma como os times lidam com seus materiais esportivos e prevê faturar R$ 125 milhões em 2024.
“Eu vim do futebol e sei quais os problemas dos clubes com fornecedores. Depois da Copa de 2014 a bolha de materiais esportivos no Brasil estourou e, desde então, pouquíssimos clubes ganham dinheiro com isso. Quando eu entro em um clube eu já sei as dores que ele tem”, afirmou o empresário, que trabalhou no Marketing de equipes como Figueirense e Joinville.
Atualmente, 10 clubes de futebol fazem parte do portfólio da marca. Além dos três times da série A, a Volt ainda está na camisa de América-MG, Botafogo-SP e Avaí na Série B; CSA, Figueirense e Remo na Série C; e o Santa Cruz-PE, atualmente sem série.
A fábrica própria da empresa fica na cidade de Joinvile (SC). A empresa emprega atualmente cerca de 400 pessoas em suas fábricas, lojas, departamentos de marketing e outros setores. De acordo com Kleimmann, o faturamento tem registrado um crescimento anual de 60% por ano e fabrica atualmente 1 milhão de peças por ano.
Empresa olha desde a fabricação até a distribuição e marketing
A Volt nasceu de olho no vácuo deixado no mercado com a saída de marcas intermediárias como Topper, Penalty e Finta do futebol nacional. O empresário explica que a empresa foi pensada para atuar com uma visão 360º, que olha desde a fabricação até a distribuição dos equipamentos.
“Quando a Volt entra em um clube, ele não precisa se preocupar com mais nada. Nós temos desde a fábrica até uma agência de marketing para entregar tudo para o clube. Eu brinco que a gente faz e muitas vezes o torcedor acaba elogiando o marketing do clube”, afirmou, explicando que a empresa também gerencia as lojas próprias dos clubes.
Homenagem a França em camisa do Fortaleza
Um dos exemplos de como a Volt atuou no marketing foi a nova camisa do Fortaleza, que homenageia a França, lançada em 2024. A ideia surgiu da própria história do clube. O fundador do Fortaleza, Alcides Santos, morou na França e era muito identificado com a cultura do país, inclusive dando ao time as cores da bandeira francesa. “Lançamos e foi um sucesso. Vendemos 10 mil camisas em três dias”, comemora.
O principal contrato da marca no futebol tem uma curiosidade. Firmado em 2023, a Volt permitiu que o Fortaleza continuasse usando o Leão no lugar da marca da empresa até abril de 2024, por conta da identificação do mascote com a torcida. A estreia do símbolo da companhia na camisa do “Laion”, como o clube é chamado pelos seus torcedores, não poderia ter sido melhor: 4 a 2 em cima do Boca Juniors na Copa Sulamericana, na Arena Castelão.
Companhia quer gigantes e prepara linha fitness
A empresa vem com apetite para abocanhar uma fatia cada vez maior do mercado brasileiro. Fernando contou que a empresa esteve perto de fechar com dois gigantes do futebol brasileiro: São Paulo e Santos, além do Huracán, da Argentina.
A marca vai lançar uma linha casual fitness ainda neste mês de maio.
Para aumentar a produção, a companhia já adquiriu um terreno para ampliar a fábrica. “Podemos triplicar a nossa produção em apenas seis meses. Só estamos esperando um contrato que justifique a expansão”, diz.