27/12/2022 - 23:13
O ano novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o ano novo.
Cada país, seguindo suas tradições e crenças locais realizam rituais que passam de geração para geração.
+ Vai viajar de carro no Ano Novo? Se ligue nestes 8 custos inesperados
Áustria
Os austríacos jogam chumbo derretido numa vasilha com água assim que o relógio soa a 0h de um novo ano. As figuras que surgem quando o metal esfria são guardadas como amuletos que irão ajudar na realização dos pedidos feitos na passagem do ano.
China
O ano novo é celebrado durante seis semanas entre janeiro e fevereiro. Nesse período, os chineses fazem uma faxina em suas casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte. Na noite da véspera do ano novo, as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. À meia-noite, há queima de fogos para espantar os espíritos indesejáveis.
Dinamarca
Depois de uma ceia à base de peixes e batatas, quando o relógio está para soar meia-noite, os dinamarqueses sobem em cadeiras, pulam e brindam com champanhe o Ano-Novo.
Escócia
Na Escócia, homens e mulheres que nunca se viram se beijam na boca nas festas de ano novo. Quando a primeira visita neste país for de homem moreno, ótimo. Se for de um ruivo, a visita é considerada um mau agouro. Azar mesmo, de acordo com a crença dos escoceses, é se a visita for de uma mulher.
Honduras
Os hondurenhos pegam três laranjas – uma sem casca, uma com parte da casca removida e outra com toda a casca – e jogam todas debaixo da cama sem olhar. Depois, deitam-se ao chão e pegam uma delas. Se a pessoa pegar a laranja com casca significa que terá um ótimo ano; a que foi descascada pela metade indica um ano regular; e a sem casca, um ano que deve ser ruim.
Portugal
No Ano Novo, os portugueses saem às janelas batendo panelas para festejar.
Peru, Colômbia e Venezuela
Uma das superstições de Ano Novo serve para garantir muitas viagens. À meia-noite, as pessoas saem de casa carregando uma mala vazia e dão a volta no quarteirão, como se estivessem embarcando para a próxima aventura.
Inglaterra
Os britânicos querem mais é se livrar do passado. Assim que o relógio dá as 12 badaladas, eles abrem a porta dos fundos da casa, permitindo que o ano velho vá embora e não volte mais.
EUA
Nos Estados Unidos as famílias não lavam a louça nem retiram o lixo no dia 1º de janeiro. É para evitar perdas no ciclo que está apenas começando.
Canadá
Os canadenses mergulham nas águas congelantes dos rios, para cada mergulho, uma promessa.