Após divulgar que o TikTok e Instagram estariam tomando quase 40% das buscas dos internautas da geração Z, entre 18 e 24 anos, a Google está com planos para retomar seu espaço e continuar como o principal mecanismo de buscas da internet.
Em seu evento anual, o Search On, a Big Tech mostrou várias novas funcionalidades e variações que aumentam as possibilidades das quais as pessoas podem utilizar para realizarem pesquisas no site.
A partir de agora, além da busca no computador por texto ou imagens, o usuário poderá utilizar o celular para pesquisar através de fotos instantâneas e falando o que você busca pesquisar no microfone, sem precisar dizer exatamente o que quer, onde a plataforma dará uma gama de resultados possíveis.
O objetivo é fazer com que o ato de buscar no aplicativo se torne uma ação mais natural para as pessoas. Segundo informações divulgadas durante o evento, as novas funcionalidades são possíveis devido aos avanços da tecnologia de inteligência artificial e dos esforços da empresa de integrá-los nas suas soluções.
Avanços que tornaram possíveis funções como o Google Lens, o recurso lançado em 2017 de multipesquisa, que permite que o usuário realize uma busca através de uma imagem, e com a nova atualização, permitirá modificar os resultados das buscas a partir de textos. A companhia explica a funcionalidade com um vestido – “fotografe um vestido verde que você gosta, digite a palavra “roxo” e verá resultados para o vestido na cor roxa”.
Os resultados também ganham uma nova cara, mais visual, substituindo a clássica lista de links, sendo substituída em alguns contextos por um mosaico de imagens e widgets informativos. Eles também devem aparecer na página inicial do aplicativo para os usuários de maneiras diferentes, tornando-o mais proativo.
A revolução também chega no aplicativo de mapas, o Google Maps, onde a imersividade será fator-chave nas novas atualizações, oferecendo uma visão geral de um lugar antes que a pessoa realmente vá até lá. Com a nova visão imersiva, pessoas poderão experimentar como é um bairro, ponto de referência, restaurante ou local popular.
A nova função Live View também ajuda as pessoas a encontrarem os caminhos corretos a pé, usando a realidade aumentada para exibir setas e direções úteis na tela do celular. Focado na navegação em áreas internas complicadas, como aeroportos, shoppings e estações de trem.