Do Ford Mustang Bullitt que voltou depois de mais de 50 anos ao malfadado DeLorean DMC-12, aqui estão cinco modelos de carros que entraram nos livros de história como estrelas de cinema absolutas.

Eleanor Shelby GT500: Indiscutivelmente o ‘muscle car’ mais icônico do mundo, o Ford Mustang se tornou ainda mais atraente quando Carroll Shelby criou o GT500 em 1967. Mas a equipe responsável pelo remake de 2000 “60 segundos” do clássico de 1974 decidiu elevar o nível com um Ford Mustang personalizado.

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Enquanto o carro era, de fato, um ‘Stang normal de 1967, o kit de carroceria personalizado criado por Steve Stanford fazia com que parecesse um Shelby GT500 reforçado. Onze ou 12 carros foram montados para o filme, e o conceito se tornou tão popular que muitos entusiastas construíram centenas de réplicas desde então.

O próprio carro do filme também é procurado por colecionadores. Um foi vendido por 216.700 dólares em 2009, enquanto um segundo carro não foi vendido por 380.000 dólares em 2014. O carro principal do herói foi leiloado por 1 milhão de dólares em 2013.

Aston Martin DB5: Introduzido em 1963 como substituto do DB4, o DB5 deve muito de sua popularidade ao fato de ter sido apresentado em vários filmes de James Bond. O grand tourer britânico estreou na série em “007 contra Goldfinger”, de 1964, mas desde então foi incluído em oito parcelas adicionais da franquia.

Com um total de nove aparições, incluindo “007: sem tempo para morrer” de 2021, o Aston Martin DB5 é de longe o veículo mais icônico associado ao personagem fictício de Ian Fleming.

A franquia também transformou o DB5 em um dos Aston Martin mais caros já leiloados. Um dos três carros originais encomendados pela Eon Productions para uso no filme foi vendido por 6,4 milhões de dólares. Isso é o dobro de um DB5 não-Bond, restaurado em condições perfeitas.

Ford Mustang Bullitt: Lançado em 1968, “Bullitt” entrou para os livros de história como o filme que proporcionou “uma das perseguições de carro mais emocionantes da história do cinema, uma sequência que revolucionou os padrões de Hollywood”. Essa cena mostra Steve McQueen manipulando um Mustang verde 1968 enquanto persegue um Dodge Charger preto.

Dois carros foram encomendados pela Warner Bros para o filme. E enquanto um estava perdido por décadas, o outro mudou de vários proprietários até ser restaurado e leiloado por 3,7 milhões de dólares em 2020.

A Ford nunca ofereceu uma versão Bullitt de fábrica no final da década de 1960, mas aproveitou sua notoriedade na década de 2000, quando introduziu modelos de edição limitada baseados na quarta e quinta geração do Mustang.

O Bullitt retornou novamente em 2019 como uma versão de edição especial do ‘Stang’ de sexta geração. E escusado será dizer que todos eles venderam como pão quente.

Pontiac Firebird Trans Am: “Agarra-me se Puderes” é talvez o melhor exemplo de como um filme pode transformar um modelo de produção popular em um item ainda mais quente. Lançado em 1977, colocou o Pontiac Firebird Trans Am no centro das atenções como o passeio do personagem principal.

Ver Burt Reynolds manusear um Pontiac fez as pessoas tomarem as concessionárias de assalto, e as vendas da Trans Am quase dobraram em dois anos. Mesmo que o facelift de 1978 tenha sido pequeno, exceto pelo painel frontal redesenhado.

Durante este tempo, o Firebird tornou-se mais popular do que o Chevrolet Camaro, uma conquista rara para a divisão Pontiac.

DeLorean DMC-12: Projetado por John DeLorean, o DMC-12 era para ser um dos carros mais inovadores do início dos anos 80. Mas devido a problemas de qualidade e resultados de desempenho decepcionantes, o modelo de produção chegou como um fracasso de pouca potência.

No final de 1982, pouco mais de um ano desde que o DMC-12 entrou em produção, a DeLorean Motor Company já havia desaparecido.

Mas a decisão de Robert Zemeckis de incluí-lo no filme de ficção científica “De volta para o Futuro” em 1985 trouxe o DMC-12 de volta aos holofotes. A “máquina do tempo” de Doc retornou nas sequências que se seguiram em 1989 e 1990, ajudando o DMC-12 a se tornar um dos carros de cinema mais icônicos de todos os tempos.

Não apenas os três carros restantes do filme estão avaliados em mais de 500 mil dólares, mas “De volta para o Futuro” também ajudou a manter os preços do DMC-12 altos, com exemplos bem conservados chegando perto e às vezes até mais de 100 mil dólares.