As salas de cinema do Espaço Itaú de Cinema, um dos pilares culturais do Itaú Unibanco, começaram a ser operadas pela Cinesystem, rede exibidora do Paraná, a partir desta quarta-feira, dia 1º de maio. A confirmação dessa transição ocorreu na terça-feira, 30, após meses de especulações.

+ Itaú conclui venda do Espaço Itaú de Cinema para Cinesystem e Adhemar de Oliveira

A rede passará a gerenciar as unidades do Shopping Frei Caneca e Bourbon Shopping em São Paulo, além do Shopping Casa Park em Brasília e o Espaço Itaú de Cinema em Botafogo, no Rio de Janeiro. Como resultado, as salas serão renomeadas como Cinesystem Frei Caneca, Cinesystem Pompeia, Cinesystem Brasília e Cinesystem Botafogo, respectivamente.

Em comunicado à imprensa, as redes também confirmaram a transição: “O Instituto Unibanco de Cinema, um dos braços culturais do Itaú Unibanco, comunica a venda de salas do Espaço Itaú de Cinema para a rede de cinemas Cinesystem, empresa com 25 anos de atuação no mercado exibidor. A operação inclui quatro complexos nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.”

Também com a mudança, as salas de cinema do Itaú da Rua Augusta, na capital paulista, passam a ser 100% controladas e administradas por Adhemar de Oliveira – anteriormente, ele comandava as outras salas em parceria com o banco. Procurado pelo Estadão, o diretor do espaço não se pronunciou sobre a aquisição da Cinesystem até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Ainda não está claro se ocorrerão alterações no pessoal e na forma de operação, nem qual será o envolvimento da Cinesystem e dos demais parceiros. Também não há informações sobre o destino de eventos anteriormente realizados nessas salas, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O negócio

Além das unidades em São Paulo, o Instituto Unibanco de Cinema vendeu as operações de Brasília e Rio de Janeiro.

Com a operação, a Cinesystem passa a ter 27 operações dos chamados multiplex, que são cinemas com várias salas de exibição. Além disso, ampliará a presença no eixo Rio-São Paulo, e estreará na capital federal. Há a previsão de manter projetos como o Cine Azul, o Cine Pets e o programa de fidelidade Clube da Pipoca, além de outros projetos.

O Espaço Itaú era uma parceria entre o banco e o empresário do setor de cinema Adhemar Oliveira. O acordo começou em 1993, ano em que a primeira sala foi aberta na rua Augusta, em São Paulo, com patrocínio do extinto Banco Nacional. Com a quebra do Nacional e sua absorção pelo Unibanco, o conglomerado controlado pela família Moreira Salles passou a estampar sua marca nas salas. Com a fusão com o Itaú, em 2008, surgiu o Espaço Itaú.