Embora já tenhamos entrado no segundo semestre de 2022, o ano ainda nos reserva alguns lançamentos de carros preparados pelas marcas presentes no Brasil, alguns deles já bem conhecidos e com a data de apresentação marcada.

Entre as novidades mais exibidas pelas fábricas, graças a estratégia de mostrar vídeos curtos e silhuetas dos carros, estão o Citroën C3 e o Fiat Fastback, mas ainda há outros lançamentos aguardados.

+ Mini levou conceito Aceman com modo Pokémon para a Gamescom

Citroën C3

O hatch francês tem o lançamento de sua nova geração marcado para o dia 30 de agosto. O novo C3 chega com “jeitão” de SUV mas deve ter uma briga dura no mercado, já que duelará com Hyundai HB20, Chevrolet Onyx e Fiat Argo pela preferência do consumidor entre os hatchs compactos.

Uma das apostas do novo C3 é na customização. No total, serão 13 opções de combinação de cores para a carroceria e mais de uma centena de possibilidades para o interior do veículo.

A motorização ainda não foi confirmada, mas no Brasil a Stellantis tem à disposição um motor 1.0 de 75 cv usado no Fiat Argo e no Peugeot 208, além do já conhecido motor 1.6 de 120cv.

Fiat Fastback

Outro lançamento com data já definida é o Fastback, novo SUV da Fiat. Com muita coisa em comum com o Fiat Pulse, o Fastback se diferencia pelo visual cupê, com uma inclinação longa e suave após as portas traseiras.

O modelo deve contar com duas opções de motores, a 1.0 Turbo e a 1.3 Turbo que já equipa a picape Toro e o Jeep Renegade.

Honda Civic

A 11ª do Honda Civic deve chegar ao Brasil no último trimestre deste ano. O sedã, que deixou de ser fabricado no país ao final do ano passado, chegará agora como importado. São aguardadas uma versão à combustão e outra híbrida, além da já anunciada versão esportiva, o famoso Civic Type R, esta última apenas para 2023.

Lançamentos
O novo Honda Civic chegará ao país com três versões, entre elas a esportiva Type R (Honda Divulgação) (Crédito:Honda Divulgação)

Chevrolet Montana

A nova Chevrolet Montana deve crescer em sua nova geração. O modelo, que já foi baseado em carros como o Corsa e o Agile, chegará como cabine dupla e deve entrar na briga com a Fiat Toro pela liderança do segmento de picapes compactas apostando na mesma receita da rival, o chassi monobloco.

Apesar de poucas informações, a montadora promete uma Montana com boa aceleração e baixo consumo, além de trazer inovador sistema de conectividade, capaz de receber atualizações remotas de software ligados à arquitetura eletrônica da picape e de aplicativos nativos à central multimídia.

lançamentos
A nova Montana já foi exibida com alguns disfarces pela Chevrolet (Chevrolet Divulgação) (Crédito:Chevrolet Divulgação)

Fiat (ex-Peugeot) Landtrek

Com possibilidade de ser lançada ainda em 2022, a Landtrek a princípio chegaria ao país sob a marca da Peugeot, como acontece em outros mercados. Mas uma mudança na estratégia da Stellantis fará com que a picape seja lançada pela marca Fiat, como apontou o jornalista Freire Neto em seu canal no Youtube.

A ideia é aproveitar a força da marca italiana no segmento de picapes no Brasil, com a Strada e a Toro, para brigar com a Toyota Hilux, líder de vendas entre as picapes médias.

Lançamento
A picape Landtrek deve chegar ao país pela Fiat, ao invés da Peugeot (Peugeot Divulgação) (Crédito:Peugeot Divulgação)