20/05/2009 - 7:00
PARA QUEM PRECISA: Assouline (à esq.) e Jimenez, da Mondial, abrem caminho para seduzir quem precisa de assistência, mas não quer pagar uma apólice de seguro
QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA que está embutida dentro da apólice de seguro e das faturas de cartão de crédito? Poucos ligam para esse serviço até que ocorra uma emergência. Dan Assouline sentiu na pele a importância quando esquiava na Europa e um tombo provocou uma fratura em uma de suas pernas. Com o sinal do telefone celular disponível, Assouline, presidente da Mondial Assistance Brasil, conseguiu acionar o resgate e ser transferido para um hospital. É essa disponibilidade em prestar socorro e a rapidez de atendimento que fazem a diferença quando uma pessoa está em uma situação desconfortável.
O problema é que a Mondial, uma empresa francesa com faturamento mundial de ? 1,6 bilhão em 2008, pouco aparece. Itaú Seguros, Liberty, Allianz, entre outras seguradoras, são as marcas que estão na linha de frente. Para mudar esse cartão de visitas, a companhia aposta na oferta direta da assistência para o consumidor, sem descuidar das seguradoras, o seu grande mercado.
Existe no Brasil uma grande quantidade de veículos que circulam sem uma apólice de seguro. O custo muitas vezes impede uma pessoa de proteger o seu carro, embora ela esteja disposta a obter proteção contra alguns inconvenientes como socorro mecânico, guincho e chaveiro. O Mondial abriu uma venda direta para o consumidor em seu site. Com um custo que varia de R$ 10 a R$ 15 mensais, é possível contar com uma assistência em caso de pane do veículo. Só é bom frisar que, caso o carro seja roubado, não há reparação do bem. “As seguradoras se preocupam em indenizar o segurado do prejuízo”, diz Assouline. “A assistência minimiza outros custos tangíveis ou intangíveis”, completa. A assistência viagem, uma exigência dos países europeus para quem está em trânsito, foi o primeiro canal a ser aberto diretamente com o consumidor. Esse mercado ainda é pouco representativo e novos estudos nos próximos seis meses darão a medida do fôlego de novas coberturas do tipo residencial (eletricista, encanador, chaveiro), nutricional (orientação), funeral e outras.
A companhia vem desenvolvendo há cinco anos aplicativos que tornam a vida da seguradora e do segurado mais simples. Neste mês, a última fase desse projeto entra em funcionamento. A primeira fase foi em 2003, com a instalação de sistemas de GPS em todas as motocicletas que prestam serviço de socorro. Com esse sistema, a Mondial consegue localizar a unidade mais próxima da ocorrência através do imenso mapa que está na central de atendimento aos clientes. Os telefones de toque, como iPhone e BlackBerry, eram a última fronteira para ligar todas as correntes. Agora, quem possuir um desses modelos pode permitir que a Mondial acesse a sua localização e repasse para quem for fazer a assistência. A ferramenta Google Earth permite a quem presta o serviço e ao segurado acompanhar em tempo real a localização e o tempo de atendimento. Em cinco anos, 25% do orçamento de R$ 8 milhões foram direcionados para esse projeto. Essa tecnologia brasileira deve ser, em breve, exportada para outros países.
A novidade encantou os executivos da matriz, que estiveram no Brasil na primeira semana de maio para acompanhar os testes com o equipamento. A primeira seguradora que deverá disponibilizar esse serviço é a Liberty Seguros. O presidente Luis Maurette quer estar com todas as homologações prontas antes do final deste mês. “Estamos entrando em um novo momento para as seguradoras”, afirma Maurette. A vantagem é que o cliente poderá realizar todo o pedido de atendimento sem passar por um atendente. Esse autosserviço é feito através de um ícone na tela do iPhone, por exemplo, com a marca da seguradora.
São quatro ou cinco respostas-padrão que possibilitam o envio de atendimento ou remoção do veículo. Caso a pane não seja resolvida no local, há a opção de localizar as oficinas credenciadas mais próximas. “É uma forma de reduzir custos para toda a cadeia”, diz Rodrigo Jimenez, diretor comercial da Mondial.