O consórcio Novo Litoral, liderado pela Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI), venceu o leilão para operação de rodovias que atendem o litoral sul de São Paulo e a região do Alto Tietê. A previsão é de que sejam investidos R$ 4,3 bilhões em obras de ampliação, duplicação e modernização das estradas.

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O leilão ocorreu na manhã desta terça-feira, 16, na sede da B3, em São Paulo. O vencedor ofereceu o maior desconto no valor da contraprestação – fixada pelo governo em, no máximo, R$ 199 milhões ao ano. O desconto oferecido foi de 10,17%.

A empresa de origem espanhola Acciona também participou, mas ofereceu desconto de apenas 1%. O leilão foi para o viva-voz, mas a Acciona não elevou sua proposta de desconto.

A concessão, com 30 anos de contrato, contempla 213 quilômetros das rodovias SP-055 (Rodovia Padre Manoel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga). Elas cruzam os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu. A fiscalização contratual será de responsabilidade da Artesp.

O valor das tarifas de pedágio no Lote Litoral Paulista deve ficar entre R$ 1 e R$ 6. O preço fixado pelo governo foi de R$ 0,20 por quilômetro em pista dupla e R$ 0,14 em pista simples. É o mesmo valor adotado no Rodoanel.

De acordo com o governo paulista, o investimento de R$ 4,3 bilhões será destinado a mais 90 quilômetros de duplicações, construção de 10 quilômetros de faixas de ultrapassagem e 47 quilômetros de acostamentos. Também serão construídos 73 quilômetros de ciclovias e 27 novas passarelas para passagens de pedestres.

Pedágio sem cancela

Os trechos devem contar também com o sistema automático livre para o pagamento de tarifas de pedágio, também conhecido como Free Flow. O modelo permite que motoristas trafeguem sem a necessidade de parar em praças físicas de pedágio e traz tarifas de acordo com o trecho rodado.

Duplicações

O Estado diz, ainda, que o trecho entre os municípios de Arujá e Mogi das Cruzes será completamente duplicado. Entre a SP-070 e Mogi, a concessão prevê três faixas de rolamento, para eliminação de gargalos rodoviários. Já o deslocamento entre Mogi e Bertioga contará com faixas adicionais, acostamento e rampas de escape que darão mais segurança aos motoristas.

O trecho Bertioga-Santos também será duplicado e terá ciclovia em toda a sua extensão. Já o trajeto entre Peruíbe e Praia Grande vai ganhar vias marginais e dispositivos para garantir a conectividade dentro das cidades. Miracatu-Peruíbe é outro trecho que passará por duplicação das vias, além de incluir dispositivos viários, marginais e passarelas.

“Um dia muito feliz para nos, dia de vitória. Nosso programa está se tornando realidade. Já foi o leilão do rodoanel, bem sucedido. O leilão do trem intercidades, bem sucedido. Trazer para o estado de SP muitos empregos e uma infraestrutura mais moderna. A gente está falando de melhorar mobilidade, garantir segurança das pessoas”, comemorou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante a solenidade.