12/02/2025 - 9:45
A construtora Rossi anunciou na noite de terça-feira, 11, que seu conselho de administração aprovou convocação de assembleia extraordinária de acionistas para votação de proposta de abertura de processo de responsabilidade civil contra integrantes da família fundadora da companhia.
+Vamos fazer a ‘Faria Lima do agro’, diz construtora de WTC em Sinop
+Quem é Vinicius Gritzbach, empresário delator do PCC assassinado no aeroporto de Guarulhos
A empresa, em recuperação judicial, afirma que houve “uma série de irregularidades, identificadas em investigação interna realizada após a alteração promovida na diretoria da companhia, em outubro de 2024…que resultaram em prejuízo à companhia”, segundo fato relevante ao mercado.
A Rossi afirmou que as investigações continuam com apoio de empresa especializada, “mas em decorrência da relevância e robustez dos fatos e evidências já identificados e dos prazos prescricionais existentes na Lei das S.A., a administração recomendou pela convocação da assembleia”.
A companhia não deu detalhes no documento sobre o suposto prejuízo identificado ou sobre as irregularidades identificadas que teriam levado a ele.
Ex-presidente nega irregularidades na Rossi
Mattos Cunha, ex-presidente da Rossi, afirmou em comunicado à imprensa, citando os irmãos Rossi, que a ação de responsabilidade proposta pelos atuais gestores da construtora “não é resultado de auditoria independente, ou seja, não existe investigação formal”.
Segundo Cunha, a proposta da atual gestão da Rossi “ocorre depois de sucessivas derrotas sofridas na Justiça, nos processos de arbitragem e na CVM, envolvendo disputa societária”. O executivo citou que os conselheiros que lideram a proposta foram indicados pelo investidor Silvio Tini, que teve direitos políticos na Rossi suspensos em meados de dezembro após decisão da Câmara de Arbitragem do Mercado.
“Miziara e os irmãos Rossi reiteram o compromisso com as melhores práticas de governança corporativa e jamais cometeram qualquer irregularidade”, afirmou Cunha no comunicado.