A FARFETCH Limited (NYSE: FTCH), principal plataforma global para a indústria de luxo, publicou a edição 2023 de seu Conscious Luxury Trend Report. O relatório analisa como os consumidores estão comprando de forma mais responsável e revela as oportunidades e inovações significativas no cenário de sustentabilidade da indústria do luxo.

O levantamento apontou que as pesquisas por termos de produtos conscientes na plataforma cresceram 78% em relação ao ano anterior. Além disso, a taxa de conversão é 10% maior para produtos sustentáveis no marketplace em comparação com produtos não sustentáveis. Linho, vegano e orgânico foram os principais termos de pesquisa relacionados à categoria consciente para moda no marketplace em 2022.

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Iniciativa de moda circular ganha força

Além do aumento da busca por produtos mais conscientes ambientalmente, os consumidores também estão consumindo mais produtos de segunda mão, além de vendendo, doando e consertando mais seus itens.  

  • 34% dos entrevistados relataram a compra de um item usado ou vintage em 2022, um aumento significativo contra os 20% de 2021; 
  • 46% dos clientes da plataforma venderam um item de moda em 2022, em comparação com 22% que começaram a vender em 2021;
  • A porcentagem de clientes que doaram um item de moda usado aumentou de 20% em 2021 para 39% em 2022;
  • O número de clientes que consertaram um item de moda aumentou de 13% em 2021 para 34% em 2022.

Leia o relatório completo aqui.