Nosso sistema imunológico desempenha um papel vital: ele nos protege de substâncias nocivas, alterações celulares e germes. E tem feito parte de muitas conversas desde o início do Covid-19.

+ Espécies de peixes ingeridos pelos humanos estão consumindo plástico

Agora, um novo estudo realizado por cientistas de Swansea em colaboração com pesquisadores da Universidade de Bristol e do Instituto Francis Crick em Londres mostrou que consumir uma dieta rica em frutose pode impedir o funcionamento adequado de nosso sistema imunológico.

A frutose é um tipo de açúcar simples que constitui 50% do açúcar de mesa. Pode ser encontrada em bebidas açucaradas e adoçantes, e não é novidade que consumir uma quantidade excessiva de frutose não é saudável. No entanto, a compreensão do impacto da frutose no sistema imunológico das pessoas que a consomem em níveis elevados tem sido limitada até agora.

O novo estudo demonstra que a frutose faz com que o sistema imunológico fique inflamado e que esse processo produz moléculas mais reativas que estão associadas à inflamação. Essa inflamação pode danificar células e tecidos e contribuir para que órgãos e sistemas do corpo não funcionem, podendo causar doenças.

As descobertas também fornecem uma melhor compreensão de como a frutose está relacionada ao diabetes e à obesidade.