Estudo de cientistas da Rush University, nos Estados Unidos, mostra que o consumo de vegetais folhosos pode reduzir o desenvolvimento de demências, como o Alzheimer. A pesquisa, publicada na revista Neurology, indica que quem consome os vegetais de folhas verdes tem menos placas de proteínas amiloides no cérebro relacionadas a doença.

A pesquisa confirma os benefícios de dietas a base de vegetais, frutas, peixe e folhas verdes, como espinafre e couve. 581 pessoas com 84 anos concordaram em doar os cérebros após a morte para contribuir com os estudos. 39% dos participantes foram diagnosticados com demência pouco antes de morrer.

Cientistas criam terapia que pode impedir a progressão da doença de Alzheimer

Os idosos que consumiam cereais, frutas, vegetais, legumes, azeite, grãos, feijão, peixe, batata e azeite tinham níveis mais baixos de placas de proteínas amiloides. A concentração da substância era equivalente a cérebros 18 anos mais jovens. Os participantes que comiam carne, laticínios, frituras e doces tinham níveis mais altos da proteína. Exames após os óbitos mostraram que 66% preenchiam critérios para o Alzheimer.