A Conta Azul, fintech especializada em tecnologia de gestão para empresas, lançou um mapeamento sobre a trajetória financeira do empreendedor.

+Finanças para 2024: no que o consumidor deve ficar de olho e como fintechs podem ajudar?

A empresa se baseou nas dores e boas práticas que mais interferem na trajetória financeira de uma empresa, com o objetivo de auxiliar os empreendedores que estão iniciando ou estão com dificuldades na administração do negócio.

O mercado de pequenas empresas tem ganhado cada vez mais relevância no Brasil. De acordo com um levantamento do Sebrae, a partir de dados da Receita Federal, mais de 868 mil negócios foram abertos no primeiro semestre deste ano. Ainda conforme a entidade, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) afirma que, entre janeiro e agosto, o setor foi responsável por 73% das vagas criadas no período, somando um total de 161 mil novos empregos.

O vice-presidente de marketing da Conta Azul, Gabriel Manes, destaca que para que esse patamar continue avançando, os administradores precisam se atentar à organização financeira e ao fluxo geral, os quais precisam estar digitalizados e integrados.

“Após 12 anos atuando com os empreendedores, notamos que a principal dor é o planejamento do dia a dia e o entendimento de que todos os processos estão conectados. Desde o registro das vendas e compras de mercadorias, até o apoio do contador, precisam estar concentradas em um mesmo lugar. Deste modo, é possível o cruzamento dos dados e a visão estratégica dos resultados do negócio, como lucros e prejuízos”, explica.

De acordo com o executivo, é indicado que os empresários sigam uma rotina com base em alguns passos importantes, listados a seguir.

Registrar vendas e emitir obrigações fiscais

Manter uma rotina de controle fiscal, por mais desafiador que seja, é fundamental. Ter todas as notas concentradas em um só lugar facilita a emissão e ajuda na produtividade.

Automatizar cobranças de clientes

Esse pode ser um processo delicado para alguns negócios. Desta forma, ao automatizar as cobranças, o empreendedor reduz erros nas transações, economiza tempo e ainda consegue manter um fluxo de caixa mais consistente.

Conectar contas bancárias e conciliar lançamentos

Não saber se a empresa gera lucro ou prejuízo é uma dor muito comum entre empreendedores que estão lutando para sobreviver. Por isso, é tão importante manter as contas bancárias conectadas e conciliar todos os lançamentos com a visibilidade das despesas e datas de vencimentos.

Controle de compras e fornecedores

Muitos empreendedores afirmam ter dificuldades em controlar pagamentos para fornecedores, repor os estoques na data adequada e encontrar as informações sempre que precisar. Com uma boa organização dos fornecedores, o empreendedor consegue ter mais agilidade e previsibilidade nas suas demandas.

Controlar contas a receber e pagar

A falta de clareza sobre todas as entradas e saídas da empresa geram boletos atrasados, faturas e contas que vencem e levam a juros, multas e dificuldades em futuras negociações.

Analisar a performance do negócio

Todo empreendedor precisa das informações adequadas para ter uma visão assertiva sobre o desempenho financeiro de qualquer empresa. Para isso, os relatórios de desempenho podem ser analisados em conjunto com um contador especializado na análise dos balanços. O primeiro passo para que as empresas sigam as dicas é digitalizar as rotinas e manter as informações atualizadas diariamente. Existem no mercado sistemas e profissionais capazes de auxiliar na automatização. Além disso, o conhecimento dos fluxos de ganhos e perdas também é fundamental para manter um negócio saudável.