109.jpg

 

 

Facebook: o leitor da dinheiro soube antes

Conforme a DINHEIRO publicou em primeira mão na reportagem de capa de sua edição 726, o Facebook superou o Orkut em audiência em agosto e se tornou a rede social líder no Brasil. Segundo o Ibope Nielsen Online, o site de Mark Zuckerberg alcançou 30,9 milhões de usuários únicos no período, ou 68,2% dos internautas no País. O Orkut teve 29 milhões de usuários únicos, ou alcance de 64%. É a primeira vez que o site do Google perde a liderança. Quando a informação veio a público,  primeiramente em nossa versão digital,  o Ibope divulgou uma nota em que dizia não confirmar a notícia. Mas também não desmentiu a informação, que foi amplamente repercutida pela mídia nacional. A confirmação do furo jornalístico veio na sexta-feira 9. 

 

110.jpg

 

 

 

 

Navegando na bolsa

 

A Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) desenvolveu um aplicativo para o Chrome, navegador de internet do Google. A ferramenta permite aos investidores acompanhar, em tempo real, o valor das ações e os índices de mercado. O programinha traz filmes com explicações sobre o setor financeiro. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na loja virtual Google Web Store.

 

 

 

 

O futuro do Windows

 

A Microsoft apresentou o Windows 8, que será adaptado para telas sensíveis ao toque e representa sua resposta ao iPad, da Apple. O novo sistema operacional, que rodará também em desktops e notebooks, tem uma tela inicial com blocos coloridos que levam o usuário diretamente para aplicativos, como de mensagens de texto ou de notícias. No geral, os analistas se disseram satisfeitos com o novo Windows. O programa, que deve ser lançado em 2012, já está disponível em fase de testes para desenvolvedores.

 

111.jpg

 

 

 


Tablet para quem precisa 

 

Até janeiro de 2012, todas as 11 mil viaturas, inclusive motos, da Polícia Militar (PM) de São Paulo serão equipadas com tablets. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin. O dispositivo será usado para localizar endereços, checar placas e identidades de suspeitos, enviando dados diretamente para a central de inteligência da PM.  

 

112.jpg

 

 

 

 

Zuckerberg não é mais o mesmo

 

Exímio programador, Mark Zuckerberg criou o Facebook em apenas alguns dias, em 2004, quando tinha 19 anos. O tempo passou, a rede social cresceu e Zuckerberg desaprendeu a programar. Quem diz isso é Feross Aboukhadijeh, que estagiou no Facebook entre junho e outubro de 2010. Em entrevista à New York Magazine, ele revelou que, certa vez,  Zuckerberg teria dito que queria escrever algumas linhas de códigos para o site. “Ele levou duas horas para fazer algo que qualquer um de nós resolveria em cinco minutos”, afirmou Aboukhadijeh.

 

 

 

 

 

Resposta instantânea

 

Vladimir Barbieri, diretor-executivo da Telefônica Empresas, analisa o mercado corporativo de telecomunicações

 

113.jpg

 

Qual é o grande desafio das operadoras de telecomunicações no mercado corporativo?

Hoje existe uma demanda muito grande por transmissão de dados, tanto nas empresas quanto na vida pessoal. Há uma explosão de dados. O desafio das operadoras é estar à frente dessa onda. Para isso, é preciso muito investimento em rede e em sistemas de gerenciamento desse tráfego. 

 

Mas há a necessidade de priorizar certos tipos de dados?

Sim. Os sistemas são cada vez mais importantes para as empresas e, por isso, as conexões de rede não podem falhar. Além de prover a conectividade, a operadora deve se preocupar com a gestão adequada dos dados que passam pela rede, para que o dia a dia dos clientes não seja afetado. 

 

Como fazer a gestão do tráfego de dados nas redes corporativas?

Em primeiro lugar, com um bom desenho técnico da infraestrutura. É preciso ter certeza de que a conexão tem a capacidade adequada. Depois, mediante o uso de ferramentas que permitam o monitoramento e o controle do tipo de dado que está sendo transmitido e que possibilitem intervenções remotas, caso seja necessário algum ajuste. 

 

 

Colaboraram Rodrigo Caetano e Bruno Galo