O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está investigando o grupo de investimentos sul-africano Naspers, que controla mais de 55% do capital do iFood por meio de sua subsidiária holandesa, a Prosus. O motivo é a sua aquisição de participações na Delivery Hero, que atuava no Brasil como Pedidos Já.

O Cade analisa “possíveis infrações atreladas à consumação de operações não submetidas” da Naspers na compra de ações da Delivery Hero entre 2017 e 2018.

+ Cresce participação de investimentos estrangeiros em startups do Brasil

Segundo a entidade, das cinco operações de aquisição do capital social feitas pela Naspers, ela só foi informada de uma delas, em março de 2018, quando o grupo adquiriu 13% da participação na Delivery Hero junto ao grupo de investimentos Rocket Internet. Em agosto de 2018, o iFood anunciou a compra da Pedidos Já.

Se a Superintedência-Geral do Cade concluir que havia a necessidade da notificação das demais transações ocorridas, o caso segue para o Tribunal do Cade. Entre as penalidades que podem ser definidas pelo tribunal está a aplicação de multa com valores entre R$ 60 mil e R$ 60 milhões e levar até ao pedido de anulação do negócio.