14/11/2013 - 21:00
Campanha
A Samsung, fabricante coreana de celulares, convocará todas as semanas um jogador de futebol para formar um time de 11 craques com a missão de salvar o mundo. A campanha global para o aparelho Galaxy 11 começou em outubro com vídeos na internet que mostram sinais extraterrestres sendo vistos nos céus do Rio de Janeiro, Londres e Nova York. Desde então, mensagens cifradas apareceram nos telões de jogos no Brasil, Alemanha, Itália, EUA e Inglaterra. Até uma turma de “alienígenas” ocupou lugares no estádio Allianz Arena, em Munique. Agora, um vídeo apresenta o argentino Messi como o capitão da seleção, cujos nomes serão revelados semanalmente. Com o slogan “O futebol vai salvar o mundo”, a campanha é feita pela agência americana R/GA com a coreana Cheil Worldwide.
Produto
Ypioca mais brasilizada
A Diageo lança neste mês uma nova linha de produtos de sua cachaça Ypioca. Batizada de Ypioca Brasilizar, a bebida pega carona em campanha que a empresa está fazendo com o ator John Travolta. As embalagens levam o logotipo que homenageia as quatro gerações da família Telles, criadora da empresa comprada pela Diageo.
Marketing
Cartão-postal diet
Símbolo do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar mudou de nome por um dia. Na quinta-feira 14. Campanha da Lew’Lara|TBWA para o Dia Mundial da Diabetes rebatizou o cartão-postal de Pão sem Açúcar, para alertar sobre a importância da prevenção e do controle da doença.
Prêmios
Brasil, país de criativos
O Brasil dominou os prêmios de criação neste ano, segundo levantamento do site Creativity. Anselmo Ramos, da Ogilvy Brasil, foi o diretor de criação mais premiado de 2013, seguido por PJ Pereira, fundador da agência americana Pereira&O’Dell, e por Marcello Serpa, da AlmapBBDO, em terceiro lugar. A subsidiária local da Ogilvy também foi a terceira mais premiada do mundo e sua campanha “Retratos da real beleza”, produzida para a marca Dove, da Unilever, a segunda mais reconhecida do ano.
Agências
Rio 2016 em disputa
Foi dada a largada em uma disputa que promete movimentar o mercado publicitário brasileiro. Isso porque o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, acaba de publicar o edital para a escolha de três agências de propaganda e três de promoção que cuidarão do evento.
Bate-papo
João Ciaco, diretor de marketing de relacionamento e de publicidade da Fiat
Resultado de uma tese de doutorado, combinada com um histórico de campanhas da Fiat no Brasil, Ciaco lança seu primeiro livro, A Inovação em Discursos Publicitários – Comunicação, Semiótica e Marketing, e fala à DINHEIRO sobre como aproximar teses acadêmicas da prática cotidiana do mundo corporativo.
Como o conhecimento acadêmico pode colaborar na gestão do marketing das empresas?
As ferramentas de marketing com que lidamos no dia a dia não estavam dando conta das séries de dilemas estão sendo colocados pelo mundo multimídia atual e pelas tantas telas de interação com o consumidor.
Como isso funciona na prática?
A antropologia, por exemplo, está voltando à moda no marketing. Essa disciplina foi muito usada nos anos 1980, e agora volta revigorada. Permite estudar a relação que se estabelece entre consumidores e marcas. Antes, imaginava-se as decisões de compras por uma lógica racional. Isso mudou.
De que forma?
Os consumidores não entram mais em contato com as empresas para falar sobre como consomem. Ninguém mais liga para o 0800. O consumidor fala com outro consumidor, por meio de redes sociais.