A Copa do Mundo registrou em 2026 a maior média de gols na primeira rodada em 68 anos, segundo a Fifa.

Em 24 partidas, as seleções balançaram as redes 75 vezes, com destaque para a Alemanha, que replicou o histórico placar de 7 a 1 contra Curaçao na abertura do Grupo E do torneio. Com isso, a primeira rodada da Copa de 2026 teve uma média de 3,12 gols por partida, maior cifra desde 1958, quando o índice foi de 3,63.

+ Veja locais e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026

O duelo com mais gols na primeira rodada da Copa de 2026 foi a goleada da Alemanha, seguida da vitória da Inglaterra sobre a Croácia, por 4 a 2, e do triunfo da Suécia sobre a Tunísia, por 5 a 1.

O torneio registrou apenas um 0 a 0 até o momento, entre Espanha e Cabo Verde, pelo Grupo H, resultado que se deve sobretudo à grande atuação do goleiro Vozinha.

Outros três jogos terminaram com vitórias pelo placar mínimo: Escócia 1 x 0 Haiti, Costa do Marfim 1 x 0 Equador e Gana 1 x 0 Panamá. Veja aqui a tabela completa da Copa do Mundo.

Recorde é da Copa de 1934

Considerando todas as edições, o Mundial de 2026 ocupa a sétima posição no ranking geral, uma vez que placares elásticos eram mais comuns antigamente.

Até agora, a Copa com maior média de gols na primeira rodada neste século era a de 2014, no Brasil, com 3,06 (49 tentos em 16 jogos). Por outro lado, a média mais baixa da rodada de abertura na história do torneio foi registrada em 2010, na África do Sul, com 1,56.

A maior média histórica da primeira rodada é de 1934, na Itália, com 43 gols em oito jogos, o que representa 5,38 por partida. Na época, a primeira rodada correspondia às oitavas de final. Em seguida, aparecem os Mundiais de 1938 (5,00), 1950 (4,33), 1954 (4,25), 1930 (3,75) e 1958 (3,63).

Considerando todos os jogos, as últimas edições da Copa do Mundo tiveram médias bem parecidas: foram 2,67 em 2014; 2,64 em 2018; e 2,67 em 2022. A média mais alta da história aconteceu em 1954, na Suíça, com 5,34 gols por partida.

Outros recordes e curiosidades

  • Dos 75 gols marcado, cinco foram contra. O número é um recorde para uma primeira rodada. O recorde para um único torneio é da Copa de 2018, com 12 no decorrer de todo o torneio.
  • Lionel Messi marcou dois de seus três gols contra a Argélia em chutes de fora da área. O argentino chegou a seis gols de longa distância em Copas, superando o recorde de Roberto Rivellino, que marcou cinco vezes de fora da área.
  • No ranking de clubes, o Real Madrid lidera com 4 gols marcados por atletas do clube — 2 de Kylián Mbappé contra Senegal, 1 de Vini Jr. diante de Marrocos, e 1 de Jude Bellingham no duelo com a Croácia.