Assistir a uma Copa do Mundo é o sonho de todo amante do futebol. Muita gente faz de tudo para garantir um lugar qualquer na arquibancada, mesmo que atrás do gol e ao lado de torcedores do time adversário. Agora, imagine ir a um torneio desse porte com tratamento para lá de exclusivo. Para a Copa de 2006, na Alemanha, a Fifa colocará à venda, pela primeira vez na história, uma série de ingressos VIPs. Os chamados pacotes de hospitalidade incluem lugares privilegiados nos estádios, passe que dá direito a estacionamento, entradas privativas longe da confusão das torcidas e até um serviço de bar e de buffet (leia tabela no link ao lado). O que antes era exclusividade apenas dos grandes patrocinadores do evento, que ocupavam camarotes privativos, agora está disponível para qualquer um que possa pagar pelo menos R$ 12.700 ? o equivalente a 4.488 euros pelo câmbio da semana passada ? para os três jogos da seleção brasileira na primeira fase. Esses pacotes foram criados pela empresa International Sports Entertainment (ISE) para a Fifa. No Brasil, os programas de hospitalidade são comercializados pela empresa Blue Orange Sports Marketing, do Rio de Janeiro, que dispõe de uma cota de 150 ingressos. ?Até agora já vendemos 30 pacotes?, afirma Stefan Krause, sócio-fundador da Blue Orange. ?Acho que até o ano que vem venderemos tudo?.

Os pacotes são oferecidos tanto para torcedores quanto para empresas. Os programas corporativos, aliás, devem ser a maioria. ?As empresas compram esses ingressos como uma forma de marketing de relacionamento?, diz Claus-Dieter Reinhardt, sócio da Blue Orange, que representa a companhia em São Paulo. ?Além de assistir à Copa, o diretor ou dono da empresa aproveita para levar seus principais clientes ou fornecedores?. Um detalhe importante: o pacote não inclui passagem aérea ou hospedagem na Alemanha, apenas o direito de ir aos jogos. ?Não se trata de um pacote de viagem, mas de um ingresso VIP, um produto para lá de exclusivo?, explica Reinhardt. Quem quiser juntar ingresso para os jogos, passagem aérea e hospedagem em um só pacote deve procurar uma agência de viagem. No Brasil, a Planeta Brasil, do Rio de Janeiro, é a operadora de turismo credenciada pela Fifa para vender pacotes que incluem os ingressos tradicionais para os jogos. O pacote mais barato para a primeira fase custa a partir 3.922 euros (parte terrestre, que inclui hotel, traslado para os jogos e seguro saúde), o equivalente a R$ 11.099. Some-se, ainda, o valor da passagem aérea (US$ 1.572 ou R$ 3.867) e os ingressos (os mais baratos vão de 35 euros na primeira fase a 120 euros na final). No total, a fatura não sai por menos de R$ 15.260 por pessoa. ?Esperamos vender uns 3 mil pacotes para a Copa?, diz Antônio Rei, diretor da Planeta Brasil. ?Até agora, já vendemos 800?.

O torcedor brasileiro que planeja ir a Copa de 2006, seja com ingresso VIP o não, deve ficar atento a duas coisas. Primeiro: o Brasil ainda não está classificado. Tudo bem, estamos a apenas um ponto de carimbar o passaporte rumo à Alemanha e mesmo os matemáticos argentinos não duvidam de que conseguiremos. Todavia, a Blue Orange garante a devolução do valor pago pelo pacote caso uma tragédia futebolística deixe a seleção canarinho de fora da Copa. A segunda questão: só em dezembro, quando do sorteio das chaves, saberemos a cidade onde o Brasil ficará instalado. Uma alternativa é garantir os ingressos agora e só depois fechar o pacote da viagem, com destino à cidade que vai abrigar a melhor seleção de futebol do planeta.

 Futebol para vips

Pacotes
Follow Brazil
inclui os três jogos da primeira fase da seleção brasileira
Final week
ingressos para os jogos da semi-final e da final

Vantagens
Ingressos em setores exclusivos;
acesso a estacionamento privativo;
entrada preferencial nos estádios;
serviços de gastronomia, bar e buffet.

Quanto custa*
Follow Brazil: 4.488 euros (R$ 12.701)
Final Week: 8.500 euros (R$ 24.055)

Quem vende
Blue Orange Sports Marketing
(21) 2529 8910
www.blueorange.com.br