06/12/2022 - 20:52
O Brasil goleou a Coreia do Sul por 4 a 1 na última segunda-feira (5) mas muitos ouviram os gritos dos vizinhos antes dos gols de fato acontecerem. Por qual motivo isso acontece?
Com a oferta de streamings transmitindo os jogos, como a Globo Play, o Fifa + e a live do streamer Casimiro, muitos estão acompanhando os jogos pela internet e é isso que explica os atrasos, que podem chegar a mais de um minuto e meio.
+Marrocos elimina Espanha nos pênaltis e avança às quartas de final da Copa do Mundo
Especialistas explicam que o atraso no sinal que é distribuído via internet é natural, já que ele precisa passar por diversos locais antes de chegar ao telespectador.
“A internet foi feita para ser robusta, para ter redundância, mas, por exemplo, quando se tem um sinal de vídeo, a transmissão ocorre por fibra ótica marítima e passa por inúmeros data centers e servidores. Quando ela é transmitida pela TV, ela vai para o sinal de satélite e direto para a antena receptora na casa do usuário. Isso tem um atraso mínimo. Quando temos esse mesmo sinal e digitalizamos, ele é enviado para o servidor para fazer essa distribuição dentro de uma estrutura do Youtube, por exemplo. Ele tem que fazer buffer no lado da recepção e da transmissão”, explicou o especialista em tecnologia Arthur Igreja.
Melhorar o sinal da internet pode ajudar?
Dicas como deixar o aparelho receptor de internet ou a Smart TV mais perto do roteador ou ligar o modem direto no aparelho de TV via cabo pode até melhorar o sinal e diminuir o delay, mas não vai acabar com o atraso.
“Fazendo uma analogia, uma autoestrada em que os pacotes de dados estão o tempo inteiro andando a 100 km/h, a internet é uma rua em que se tem incontáveis semáforos no meio do caminho. Então, é possível até andar a 300 km/h, mas vai ter um semáforo para fazer checagem de pacote, se a informação está íntegra. A velocidade vai ajudar um pouco, mas tem mais a ver com questões estruturais da concepção da internet”, aponta Igreja.
Dica simples pode ajudar
A principal dica para quem está assistindo a Copa do Mundo por uma Smart TV ou acompanhando por algum serviço de streaming é bastante simples: uma antena digital internet, que pode ser encontrada facilmente e instalada rapidamente. Com isso, o sinal será mais rápido até mesmo que a da TV à cabo.
“A maneira simples de resolver essa questão é comprando uma antena digital e pegando o sinal de TV aberta. Esse é o jeito mais eficiente de diminuir a latência que é, na ordem, TV digital, depois vem a TV a cabo, a TV satélite e por último o streaming. Então quem está na TV digital vai gritar gol primeiro”, explicou André Miceli, coordenador do MBA de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas.