23/06/2025 - 21:08
O Conselho de Administração da Copel aprovou a proposta de migração para o chamado Novo Mercado da B3, onde estão companhias com práticas de governança corporativa mais elevada. Agora, será convocada uma assembleia geral extraordinária (AGE) para 4 de agosto.
Entre os termos propostos, está a criação de uma nova classe de ações preferenciais compulsoriamente resgatáveis, a PNC. Também há previsão para conversão obrigatória da totalidade de ações preferenciais classes A e B em ações ordinárias e preferenciais classe C (PNC), na proporção de 1 ordinária e 1 PNC para cada ação preferencial classe A ou B, resultando numa operação sem diluição dos acionistas, considerando o capital social total da empresa.
Também está previsto o resgate integral das ações PNC imediatamente após a conversão, utilizando-se as reservas de lucros disponíveis, pelo valor de resgate de R$ 0,7749 por ação resgatada, além da reorganização do capital social da Copel, que passará a ser representado exclusivamente por ações ordinárias e por uma golden share preferencial de titularidade do Estado do Paraná, após a conclusão do resgate; e da reforma do estatuto para contemplar a criação das ações PNC, a conversão, o resgate e a inclusão das cláusulas obrigatórias exigidas pelo regulamento de listagem do Novo Mercado.