Cosméticos 

 

A apresentadora Sabrina Sato é o rosto e o corpo, claro, escolhidos para a primeira campanha da beauty’in, marca de aliméticos (um misto de alimentos saudáveis e cosméticos) criada pela empresária paulistana Cristiana Arcangeli. Vão ser gastos R$ 7 milhões em anúncios de tevê, revistas e jornais, além de ações de merchandising. No filme, que entra no ar em agosto, Cristiana apresenta à musa do Pânico o beautydrink, bebida com vitaminas e sais minerais que promete cuidar da saúde e da beleza interior e exterior.

 

26.jpg

 

 


Internet


O carro social

 

O Novo Punto, da Fiat, trará integração com o celular do motorista, para que ele possa ouvir, via telefone, as atualizações de suas redes sociais e os destaques de seus sites favoritos de notícias. O aplicativo, criado pela Agência Fiat – joint venture entre a Leo Burnett Tailor Made e a AgênciaClick Isobar –, faz parte do sistema Blue&Me, instalado no carro. A campanha publicitária do Novo Punto deverá ser veiculada no início de agosto.

 

27.jpg

 

 

 

Esportes


Queda do bastião

 

A NBA, organização que comanda o principal campeonato americano de basquete, liberou as equipes para vender espaços publicitários em seus uniformes. Trata-se do último bastião do esporte resistente à propaganda. Na temporada 2011-2012 do campeonato espanhol de futebol,  o penúltimo moicano, o Barcelona, exibiu pela primeira vez em sua história um patrocínio de camisa, da Qatar Foundation.

 

28.jpg

 

 

 

Jornais


Mesquita de volta

 

No dia 1º de agosto, ao fim do seu contrato de três anos, o executivo Silvio Genesini deixará o cargo de diretor-presidente do grupo Estado. Para ocupar o posto, o clã Mesquita designou Francisco Mesquita Neto, herdeiro e participante do conselho de administração do grupo, que ocupara a posição de CEO por 17 anos, até 2005.

 

 

 

 

Jornais 2


Murdoch sai de cena

 

O magnata australiano, naturalizado americano, Rupert Murdoch renunciou à presidência do Conselho de Administração da News Corp, o poderoso conglomerado de comunicações que inclui as empresas News International e a Times Newspapers Holdings. O movimento vem no rastro do anúncio do desmembramento do grupo News Corp em duas empresas: uma de publicações impressas e outra de entretenimento e tevê.

 

29.jpg

 

 

 

Bate-papo

 

Rui Piranda, diretor-executivo de criação da Giovanni+Draftfcb. O executivo fala à DINHEIRO sobre o trabalho de avaliação e desenvolvimento da personalidade das marcas:

 

30.jpg

 

Como se define a estratégia de uma marca?

Utilizamos o conceito de arquétipos, criado pelo psicólogo  analítico suíço Carl Gustav Jung. Uma marca pode representar o sábio, o explorador e o criador, por exemplo. Primeiramente, gosto de identificar como a empresa é vista, o que ela é e o que ela não é, para definir para onde ir. Há casos em que a estratégia dá errado. Um exemplo é a Levi’s, que tentou passar de uma imagem de grife exploradora para transgressora e perdeu sua força.

 

Qual é o principal objetivo de comunicação para uma marca?

A grande palavra, no momento, é curadoria. Como não conseguem acompanhar tudo o que acontece no mundo, as pessoas estão delegando para as empresas a função de selecionar e transmitir apenas o que interessa a elas.

 

O uso de sistemas que coletam informações dos clientes, para depois fazer ofertas de acordo com os seus perfis de compra, não pode ser visto como uma invasão de privacidade?

Hoje, os consumidores sabem que estão sendo invadidos e não se importam. Eles querem apenas ganhar algo em troca. Eles sabem que, se uma empresa não entregar o que desejam, podem mudar para o concorrente.

 

 

Colaborou: Marcio Orsolini