14/09/2022 - 10:41
Por Jihoon Lee e Alun John
SEUL (Reuters) – Um tribunal sul-coreano emitiu mandado de prisão para Do Kwon, o principal desenvolvedor das criptomoedas Luna e TerraUSD, cujo colapso em maio chacoalhou ativos digitais em todo o mundo.
Kwon, também fundador da plataforma blockchain Terraform Labs, foi acusado por investidores de fraude após o colapso.
+ Reguladores bancários globais devem elaborar regras para criptoativos até fim do ano
“Um mandado de prisão foi emitido para um total de seis pessoas, incluindo Do Kwon, que atualmente residem em Cingapura”, disse um porta-voz da promotoria nesta quarta-feira, sem detalhar o motivo.
Kwon não respondeu imediatamente a um e-mail da Reuters pedindo comentários. A Força Policial de Cingapura também não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A ordem de prisão vem após meses de investigação e em meio à indignação pública na Coreia do Sul diante do colapso dos ativos. Globalmente, investidores das duas criptomoedas perderam cerca de 42 bilhões de dólares, de acordo com a empresa de análise de blockchain Elliptic.
Em uma entrevista via vídeo em agosto à plataforma de mídia sobre criptomoedas Coinage, Kwon disse que se mudou para Cingapura devido a preocupações com a segurança de sua família e negou sugestões de que a realocação ocorreu por causa do colapso dos ativos ou uma tentativa de fugir dos investigadores.
(Reportagem adicional de Chen Lin)