Em uma noite marcada por celebração e compromisso, o Parque São Jorge foi palco de um evento emblemático. Sob o mote da campanha “Nossa história é uma página em preto”, a Nike e o Corinthians se uniram para promover iniciativas de combate ao racismo e lançar as novas camisas da temporada. Em um contexto em que pelo menos 41% dos jogadores e profissionais que atuam nos principais campeonatos do país já sofreram racismo, torna-se crucial ações para combater esse problema.

Para isso, o clube e a marca assinaram uma edição especial do “Jantar Preto”, uma experiência premium para profissionais negros da economia criativa brasileira. Com a cantora Paula Lima e o jornalista Jairo Nascimento como mestres de cerimônia, as camisas foram reveladas pela jogadora Carol Nogueira e pelo artista Jotape. O evento contou com cardápio do chef Rodrigo Freire, do renomado restaurante Preto Cozinha, e música do grupo Samba do Adilson. A organização e curadoria ficou por conta da agência orientada por cultura KeLe.

“O Corinthians desde sua fundação, no início do século passado, foi sempre popular, inclusivo e defensor de uma prática esportiva democrática, multicultural. Mas é preciso fazer mais. Por isso estamos nessa causa, junto à Nike e a outros parceiros, nessa luta contra o racismo de forma prática, indo muito além de campanha e uniforme. O Corinthians sempre foi e será o Alvinegro Paulista, o Time do Povo Preto”, disse o Presidente do Corinthians, Augusto Melo.

Combate ao racismo

Em parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol (ODRF), o Corinthians e a Nike (por meio da Fisia – distribuidora da marca no Brasil) promoverão sessões de letramento racial para atletas das categorias de base, elencos profissionais (masculino e feminino) e funcionários. Também será disponibilizada a cartilha “Combatendo o Racismo no Futebol”, material que servirá como referência para ações com a torcida ao longo do ano e que está disponível gratuitamente em nike.com.

“A parceria entre a Nike e o Corinthians para promover palestras sobre o racismo para os elencos profissionais e as categorias de base é de extrema importância. É um passo crucial para o letramento racial dentro do futebol, um ambiente que infelizmente continua sendo fértil para esse tipo de crime. A grandeza dessas duas instituições se unindo nesse esforço de conscientização demonstra um compromisso real com a promoção da igualdade e o combate ao racismo, e esperamos que essa iniciativa inspire outras organizações a seguirem o mesmo caminho.”, relata Marcelo Carvalho, diretor do ODRF.

Já em colaboração com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), será lançado um edital em 15 de maio contemplando 20 jovens negros com bolsas de estudo integrais para o curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o qual contará com disciplinas voltadas para o mercado esportivo. Além disso, os estudantes receberão auxílio financeiro e apoio psicossocial durante o período de graduação.

Das 20 bolsas, 9 serão destinadas a participantes das iniciativas sociais apoiadas pela Nike em São Paulo, outras 9 para jovens vinculados ao CIEE e 2 para atletas federados pelo Corinthians. A iniciativa visa aumentar a representatividade negra na gestão do esporte. Em complemento, o clube se compromete a priorizar a contratação desses estudantes em futuros processos seletivos.

“Estamos comprometidos em promover a igualdade e o respeito em todas as esferas, especialmente no esporte, que deve ser um espaço de inclusão. Por isso apoiamos organizações e pessoas para que se sintam empoderadas a lutar contra o racismo. Acreditamos que o futebol tem um papel fundamental nesse processo de mudança.”, completa Gustavo Viana, Diretor de Marketing da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.

Novas camisas

Predominantemente branca, a nova camisa principal traz detalhes em degradê do branco para o preto nas mangas e na barra da camisa. Já o segundo uniforme apresenta um padrão “blackout”, totalmente preto. Por sua força e representatividade, Corinthians e Nike optaram por estrear primeiramente esta versão, no sábado (4/5), na Neo Química Arena.

Os nomes e números dos atletas são exibidos em uma fonte criada pela designer e diretora de arte Giulia Fagundes. Inspirada pela rica cultura da diáspora africana, a tipografia é marcante e complementada por uma textura única baseada em símbolos Adinkras de origem ganense. Essa abordagem visual celebra a grandeza e a força do time, honrando sua história e futuro, flertando com o afrofuturismo.

Dentro da gola, à altura do pescoço, um emblema com uma mão pintada em preto e branco traz a inscrição “Tamo Junto e Misturado”, representando a importância da união de todos no combate ao racismo.

Tecnologia

A camisa versão “jogador” conta com a mais recente tecnologia Nike Dri-Fit ADV (Advanced Functional Innovative Technologies ou Tecnologias de Inovações Funcionais Avançadas) e representa o ápice da inovação em vestuário esportivo da Nike. O Dri-FIT ADV usa os materiais básicos encontrados no DRI-FIT – tecido que afasta o suor da pele para uma evaporação mais rápida – e os eleva a um próximo nível, por meio de uma engenharia que mapeia e estuda o corpo dos atletas em movimento, utilizando não só métodos de construção inovadores, mas as percepções dos próprios atletas para proporcionar o máximo desempenho durante o jogo.

Já a versão “torcedor” conta com o mesmo design, mas com o tecido Dri-FIT, feito de microfibras de poliéster. Elas absorvem o suor da pele e o transporta para a superfície do tecido, onde evapora rapidamente. Isso ajuda a manter o corpo fresco e seco, mesmo durante os treinos mais intensos.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é parte central de todos os uniformes criados pela Nike. Por isso, desde 2010, todos os kits são fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas. As garrafas são higienizadas, fragmentadas em flocos e então convertidas em microplásticos que são derretidos e transformados em fios de alta qualidade. Este processo garante um desempenho máximo para a performance em campo e menor impacto no meio ambiente. Desde 2010, a Nike desviou bilhões de garrafas plásticas de aterros com essa inovação.

Campanha

A campanha “Nossa História É uma Página em Preto” é um chamado coletivo para a luta antirracista. Com casos de racismo presentes tanto dentro quanto fora de campo, a Nike e o Corinthians se posicionam contra essa realidade histórica. A Nike, ao longo do tempo, tem contribuído com causas sociais, enquanto o Corinthians, fundado por operários, tem sua história entrelaçada com a luta pelos direitos dos trabalhadores e pela democracia. Assinada pela agência Wieden + Kennedy SP, a campanha conta com um filme manifesto e é protagonizada pelo ex-jogador Wladimir, a cantora e rapper Negra Li, os atletas do elenco atual Wesley, Raniele, Yasmim e Ju Ferreira, a ex-jogadora Grazi, e a estudante Anna Beatriz, representando assim o protagonismo negro de diferentes gerações na história do clube.

Serviço

Nesta sexta-feira, 3 de maio, as novas camisas estarão disponíveis de forma antecipada para membros em Nike.com.br e Nike App, assim como nas lojas Nike Values Store em Itaquera, Premium Grande SP, Zona Norte e Catarina, e nas portas Nike Unite no Shopping Center Norte, Aricanduva e Premium Imigrantes. Oferecem também acesso antecipado as lojas das redes Centauro, Poderoso Timão e ShopTimão.com. E a partir de 6 de maio, as peças poderão ser encontradas em outras lojas Nike e Netshoes.