14/08/2025 - 17:03
A cerveja mexicana Corona é a marca mais valiosa da América Latina pelo sexto ano consecutivo, segundo o ranking da consultoria de avaliação de marcas Brand Finance, divulgado nesta quinta-feira, 14. Com uma valorização de 29%, a marca Corona tem um valor de mercado de US$ 13,4 bilhões, segundo a consultoria.
+ Ranking mostra marcas mais disruptivas dos últimos 20 anos entre as mais valiosas do mundo
O ranking traz o banco brasileiro Itaú na segunda colocação, com aumento de 3% no valor de marca, alcançando US$ 8,6 bilhões. O levantamento anual da Brand Finance lista as 100 marcas mais valiosas e mais fortes da região.
Além do mercado latino-americano, a Corona se estabeleceu como a marca de cerveja mais valiosa do mundo, com um forte desempenho em mercados internacionais como Europa, Oriente Médio, África e América Latina, que impulsionaram seu crescimento.
Segundo a consultoria, o Itaú continua se destacando pela solidez financeira, inovação digital e fortalecimento de sua agenda de sustentabilidade. Pesquisas da Brand Finance mostraram melhorias significativas na reputação, recomendação e aceitação de preços do Itaú.
A Modelo Especial, outra marca de cerveja mexicana, subiu uma posição, chegando ao terceiro lugar, com valor de marca 34% maior, atingindo US$ 7,1 bilhões. Atualmente consolidada como a cerveja mais vendida nos Estados Unidos, a marca mantém seu crescimento tanto no segmento mainstream quanto no premium, apoiada por marketing estratégico, forte distribuição no mercado norte-americano e expansão do portfólio de produtos, avalia a Brand Finance.
O Banco do Brasil (queda de 4% para US$ 5,2 bilhões) e a argentina MercadoLibre (alta de 3% para US$ 4,7 bilhões) completam o top 5, em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Marca mais forte e com maior crescimento
O Nubank é a marca mais forte da região, com pontuação de 95,3 em 100 no Índice de Força de Marca (BSI). De acordo com a Brand Finance, a marca apresenta alta familiaridade, forte intenção de uso e consistentemente elevadas taxas de recomendação.
O Nubank também é a marca que mais cresce na América Latina, após um impressionante aumento de 195% em seu valor de marca, chegando a US$ 4,0 bilhões. O banco digital entra pela primeira vez no top 10, subindo 34 posições para o 8º lugar geral.
Na avaliação da consultoria, essa rápida ascensão reflete o sucesso financeiro e a expansão da presença no mercado. O Nubank quase dobrou seu lucro líquido em 2024 e agora atende mais de 100 milhões de clientes no Brasil, cobrindo mais da metade da população adulta.
Brasil lidera em número de marcas
O Brasil lidera em número de marcas no ranking Latin America 100, com 41 marcas que representam 38% em valor de mercado das 100 marcas reunidas. O México vem em seguida, com 29 marcas e 37% em valor.
Bermuda na terceira colocação
Com 8 marcas no ranking, Bermudas ocupa a terceira posição por participação de valor de marca, com 9% do total. Dentre as marcas listadas estão: Everest Re (seguros), Bacardi (bebidas), Arch Capital (seguros), Athene (seguros), Allied World (seguros), Axis Capital (seguros).
Bancos, os mais valiosos
O setor bancário é o mais valioso da América Latina, respondendo por 24% do valor total de marca com 19 marcas listadas. As cervejas ficam em segundo lugar, representando 16% do valor total, apesar de contarem com apenas 7 marcas no ranking. O varejo ocupa a terceira posição, com 13% do valor total e 14 marcas listadas.