A Coronavac, vacina criada pela empresa chinesa e produzida no Brasil junto ao Instituto Butantan, é segura e tem capacidade de produzir resposta em 97% dos casos, segundo artigo publicado no The Lancet Infectious Diseases nesta terça-feira (17).

+ Butantan deve receber vacina pronta da China nesta semana
+ O mundo prepara campanhas de vacinação diante de explosão da pandemia

O levantamento aponta que a resposta imunológica ocorreu dentro de 28 dias após a primeira dose da vacina, sendo necessária uma segunda injeção após 14 dias. Os efeitos colaterais observados foram leves e desapareceram em até 48 horas. Dor no local da aplicação foi o mais relatado pelos participantes.

Os resultados são fruto da análise dos ensaios clínicos de fase 1 e 2 conduzidos na China nos meses de abril e maio com 744 voluntários saudáveis de 18 a 59 anos e sem histórico de infecção pelo coronavírus SarsCoV-2.

Embora a vacina Coronavac já esteja em fase 3 de teste (a última antes da aprovação) em humanos em diversos países, incluindo o Brasil, trata-se da primeira publicação oficial dos testes das fases anteriores. Todas as outras vacinas em fase 3 já tinham tido seus resultados de fase 1 e 2 publicados